As designações para conjuntivite nos dados do Projeto ALiB: revelações diageracionais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2013v14n2p146Resumo
Este estudo investiga como a linguagem de indivíduos apresenta marcas linguísticas específicas que constroem, mantêm e projetam a identidade social de faixa etária em inquéritos do Projeto ALiB (Atlas Linguístico do Brasil), a partir da utilização do léxico como característica diageracional dos indivíduos no grupo etário do qual fazem parte. A metodologia empregada consistiu na realização das seguintes etapas: 1) definição da base teórica a ser seguida; 2) escolha e formação do corpus, constituído de inquéritos do Projeto ALiB; 3) análise do corpus a fim de verificar marcas linguísticas transmissoras da construção, projeção e manutenção da identidade social de faixa etária. A análise do corpus permitiu identificar-se a diversidade lexical do português falado no Brasil, com base nos princípios da Geolinguística Pluridimensional em que o registro segue os parâmetros diatópicos e diastráticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.