As construções de deslocamento à esquerda de sujeito no português carioca: um estudo de tendência
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2013v14n2p66Resumo
Este artigo apresenta um estudo em “tempo real de curta duração” (cf. LABOV, 1994) da construção de tópico marcado denominada Deslocamento à Esquerda de Sujeito (DE sujeito) no Português Brasileiro (PB), tendo como aporte teórico o modelo de estudo da mudança proposto por Weinreich, Labov e Herzog (2006 [1968]) associado ao modelo de Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981). Tais construções se caracterizam por estabelecer uma relação de correferencialidade entre o tópico, termo sobre o qual se faz uma declaração, e o sujeito da oração comentário, como no exemplo: A jaguatirica adultai, elai é pequena. Nossa análise é baseada em duas amostras da comunidade de fala do Rio de Janeiro, gravadas nos anos 1980 e em 2000 pelo projeto de pesquisa PEUL-UFRJ. Nosso objetivo principal é refinar a análise das referidas estruturas, visto serem elas uma evidência do “encaixamento” da mudança na representação do sujeito pronominal, conforme evidencia o trabalho de Duarte (1995). O estudo dessas estruturas visa também a contribuir para a discussão sobre a possível inclusão do PB no grupo de línguas com proeminência de tópico e sujeito, segundo a tipologia proposta por Li e Thompson (1976).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.