O gênero carta do leitor em diferentes suportes: um estudo sob a perspectiva da análise dialógica do discurso
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2013v14n3p40Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma análise descritivo-interpretativa do gênero discursivo carta do leitor, veiculado no suporte impresso e digital. Para isso, a fundamentação teórico-metodológica estará pautada na Análise Dialógica do Discurso (ADD), recorrendo, portanto, aos estudos bakhtinianos para contextualizar a discussão. Sob essa perspectiva, delimitou-se como corpus 15 textos-enunciados do gênero carta do leitor, publicadas na revista Veja, versões impressa e virtual, em resposta ao artigo de Lya Luft. A apresentação dos dados baseou-se no método sociológico de Bakhtin (1926, 2003,2010,2012) a partir do qual focou-se na análise do conteúdo temático, do estilo e da construção composicional das cartas, observando as regularidades do gênero nesse campo da comunicação. Com base nesses conceitos, buscou-se investigar, ainda, suas relações com o suporte e como esses aspectos se materializam. Além de contribuir com o estudo das regularidades deste gênero da esfera jornalística, a pesquisa poderá ser um material para auxiliar o ensino da linguagem no âmbito escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.