O gênero carta do leitor em diferentes suportes: um estudo sob a perspectiva da análise dialógica do discurso

Autores

  • Terezinha da Conceição Costa-Hübes Universidade Estadual do Oeste do Paraná - - campus de Cascavel
  • Rosângela Oro Brocardo PG - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2013v14n3p40

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise descritivo-interpretativa do gênero discursivo carta do leitor, veiculado no suporte impresso e digital. Para isso, a fundamentação teórico-metodológica estará pautada na Análise Dialógica do Discurso (ADD), recorrendo, portanto, aos estudos bakhtinianos para contextualizar a discussão. Sob essa perspectiva, delimitou-se como corpus 15 textos-enunciados do gênero carta do leitor, publicadas na revista Veja, versões impressa e virtual, em resposta ao artigo de Lya Luft. A apresentação dos dados baseou-se no método sociológico de Bakhtin (1926, 2003,2010,2012) a partir do qual focou-se na análise do conteúdo temático, do estilo e da construção composicional das cartas, observando as regularidades do gênero nesse campo da comunicação. Com base nesses conceitos, buscou-se investigar, ainda, suas relações com o suporte e como esses aspectos se materializam. Além de contribuir com o estudo das regularidades deste gênero da esfera jornalística, a pesquisa poderá ser um material para auxiliar o ensino da linguagem no âmbito escolar.

 

Biografia do Autor

Terezinha da Conceição Costa-Hübes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - - campus de Cascavel

Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras - nível de mestrado e doutorado; Professora do Curso de Graduação em Letras da UNIOESTE. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e Ensino. Pesquisadora na área de Linguística Aplicada - ensino da língua materna.

Rosângela Oro Brocardo, PG - UNIOESTE

Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Professora da rede Estadual de Ensino do Paraná.

Downloads

Publicado

2013-02-12

Edição

Seção

Artigos