Síncope e alçamento da vogal postônica não-final /o/: indícios de motivação extralinguística
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2014v15n2p1Resumo
O presente artigo tem como objetivo estabelecer uma relação entre dois processos fonológicos que atuam variavelmente sobre a vogal postônica não - final /o/ em palavras proparoxítonas: o de síncope da vogal (ávore ~ árvre) e o de alçamento da vogal (árvore ~ árvure). A metodologia empregada neste estudo fundamenta-se nos preceitos da Teoria da Variação (LABOV, 1972, 1994). São investigados dados fornecidos pelo banco VARSUL provenientes da fala de 14 sujeitos oriundos de Rincão Vermelho – RS, comunidade rural situada na zona de fronteira entre Brasil e Argentina. Os resultados sugerem que os fatores linguísticos que condicionam a manifestação dos processos são semelhantes e que a variável Escolaridade atua de forma significativa na aplicação de ambos os fenômenos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.