O objeto anafórico no português de Florianópolis: uma análise diacrônica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2014v15n2p116Resumo
Esta pesquisa trata da investigação diacrônica em torno da (não)realização do objeto anafórico na língua portuguesa de Florianópolis. Investigamos esse fenômeno considerando o século XIX e o século XX, tomando como corpus peças teatrais de autores nascidos em Florianópolis. O suporte teórico que embasa a pesquisa está pautado na teoria de variação e mudança linguística (WEINREICH, LABOV e HERZOG, 1968; LABOV, 1972; 1978; 1982; 1994) e na teoria de Kroch (1978, 1989, 1994, 2001) sobre a propagação da mudança e as gramáticas em competição. Considerando apenas os contextos com verbos transitivos em que ocorrem objetos anafóricos, observamos se há mudança e, em caso positivo, de que maneira ela ocorre. O corpus é composto quatorze peças teatrais cujos autores nasceram nos séculos XIX e XX e de onde se extraíram os dados que foram submetidos ao programa estatístico VARBRUL (PINTZUK, S., 1988) para que se processasse a análise. Após a análise dos resultados, observou-se que, no PB de Florianópolis houve expressivo aumento na ocorrência de objetos nulos com antecedentes SNs, do século XIX para o século XX. Além disso, os resultados sugerem, nos termos de Kroch, a existência de gramáticas em competição no PB: uma de objetos nulos e outra de objetos preenchidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.