Variação na produção/apagamento da vibrante pós-vocálica no falar florianopolitano
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2015v16n1p20Resumo
O presente estudo trata do apagamento da vibrante pós-vocálica /R/ na fala de oito informantes florianopolitanos, descendentes de açorianos, estratificados por idade, sexo, escolaridade e localidade. Foram também investigados contextos linguísticos que podem favorecer o apagamento do segmento em análise. O embasamento teórico para a pesquisa e coleta de dados está pautado na sociolinguística laboviana. Os resultados apontaram para maior apagamento do segmento /R/ quando este está inserido em final de palavra, quando assume função morfêmica, na sílaba tônica, diante de vogais anteriores. Com relação aos contextos extralinguísticos, os resultados mostraram maior apagamento na fala de informantes menos escolarizados, mais velhos, do sexo feminino e que são da região menos urbana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.