Variação na concordância nominal de número na fala dos moradores da Costa da Lagoa e Região Central da cidade de Florianópolis (SC)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2015v16n1p36Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar a variação na concordância nominal de número no falar dos moradores de Florianópolis (SC), especificamente da comunidade da Costa da Lagoa e da Região Central (Trindade e Coqueiros). Para realização desta pesquisa foram controlados de forma sistemática os seguintes grupos de fatores: extralinguísticos – a idade, o sexo, a escolaridade e a diazonalidade – e linguísticos – a saliência fônica, a posição, a classe gramatical e o contexto seguinte. Foi analisada a fala de dezesseis informantes, oito da Costa da Lagoa e oito da Região Central. A partir dos sintagmas nominais coletados das entrevistas foram analisados 1.357 dados no programa Goldvarb 2001. Desses dados, o resultado geral da análise evidenciou 1.029 da variante ‘presença de marcas formais de plural’, correspondendo a 75% dos dados, e 328 da variante ‘ausência de marcas formais de plural’, correspondendo 24% dos dados. Quanto aos resultados referentes às variáveis independentes, mostraram condicionar o uso da variante ‘presença de marcas formais de plural’ as seguintes, por ordem de seleção estatística: classe gramatical, escolaridade, idade, saliência fônica, diazonalidade e posição. Esperamos com esta pesquisa ter mostrado como é realizada a concordância nominal de número na fala dos florianopolitanos entrevistados, assim como ter evidenciado a partir da análise das variáveis independentes quais delas (linguísticas e extralinguísticas) condicionam o uso da variante ‘presença de marcas formais de plural’.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.