Os discursos da EJA em florianópolis: cidadania, trabalho e controle
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2015v16n2p185Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar os discursos de três documentos legais que regem a Educação de Jovens e Adultos (EJA) enquanto modalidade de ensino no sistema municipal de ensino de Florianópolis, entendendo-os segundo a discussão dos dispositivos de governo, conforme os debates foucaultianos. Inicialmente, apresentamos algumas problematizações de ordem metodológica. Adiante, elaboramos um panorama discursivo dos discursos educacionais sobre a escolarização de jovens e adultos no cenário histórico brasileiro – partindo da época colonial até hoje. Depois disso, traçamos as análises dos documento da EJA, interrogando-os segundo os discursos de formação para o trabalho, cidadania e controle. Concluímos que permanece no discurso da EJA uma assunção do mito da educação e de um poder positivo que cinde formas de subjetividade a partir da necessidade de formação – controlada e disciplinada – dos educandos.
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