A orientação do modal deôntico Poder significando permissão em diferentes construções: uma evidência dos deônticos ought-to-be
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2016v17n1p168Resumo
As propostas de Kratzer (1981, 2012) e Cinque (1999, 2006) têm sido referência no estudo dos auxiliares modais e, diferem, fundamentalmente, em relação a considerar tais núcleos como polissêmicos ou ambíguos. A proposta de Hacquard (2006) vai na direção de conciliar essas visões, postulando que um modal tem apenas uma entrada lexical, no entanto, pode receber diferentes interpretações a partir da posição em que é interpretado na sentença. Os epistêmicos correspondem a modais altos, que acessam o ato de fala e são orientados para o falante; já os deônticos são modais baixos, que acessam o evento principal e são orientados para o sujeito da sentença. Pires de Oliveira e Rech (no prelo), com base em trabalhos como os de Feldmann (1986) e Brennan (1993), constataram que o modal deôntico ‘deve’ pode ser interpretado em diferentes posições na sentença, podendo acessar tanto o evento principal (VP), sendo orientado para o sujeito da sentença, quanto o ato de fala, sendo orientado para o interlocutor. Para essas autoras, o modal deôntico precisa checar o traço agentividade [+Ag] com um dos participantes do evento sobre o qual o modal opera. Âncoradas nesta proposta, neste artigo, analisamos a orientação do modal poder em diferentes construções. A principal hipótese é de que a interpretação deôntica de permissão só pode recair sobre o sujeito da sentença se houver um participante agentivo no evento encaixado, caso contrário, recairá sobre o interlocutor, correspondendo, assim, a um deôntico alto, admitindo interpretação de permissão apenas se esta recair sobre o interlocutor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.