Processamento de sentenças e teoria do labirinto em orações relativas ambíguas no português brasileiro: resultados preliminares

Autores

  • Aline Peixoto Gravina Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Alice Ribeiro Dionizio Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2016v17n1p181

Resumo

Este artigo apresenta os resultados parciais de um estudo sobre  processamento de sentenças relativas ambíguas no português brasileiro. A pesquisa possui um caráter experimental e está inserida na área da Psicolinguística em interface com a Sintaxe/Semântica formal. O projeto visou investigar a preferência Late Closure (LC) versus Early Closure (EC) e se haveria a influência de aspectos semânticos no processamento dessas sentenças ambíguas. O trabalho se baseou nas ponderações já observadas por nomes como Frazier (1979), Cuetos e Mitchell (1988), Fodor (1998), Ribeiro (2005) e Finger e Zimmer (2005). A Teoria do Labirinto (Garden Path) foi essencial em nossas análises e os  resultados dos dados nos apresentam um amplo cenário ainda a ser explorado. 

 

Biografia do Autor

Aline Peixoto Gravina, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora adjunta II da Universidade Federal da Fronteira Sul

Coordenadora Adjunta do colegiado de Letras - Português/ Espanhol do campus de Chapecó- SC

Doutora e Mestre em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e Bacharelado em Linguística) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005).Atualmente é Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul no campus de Chapecó em Santa Catarina.Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Histórica, Sintaxe, Fonologia e Prosódia, atuando principalmente nos seguintes temas: português séculos 19 e 20, estudo diacrônico, gramática gerativa e prosódia.

Alice Ribeiro Dionizio, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduanda do curso de Letras - Português/Espanhol campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul

Downloads

Publicado

2016-12-23

Edição

Seção

Artigos