O corpo como heterotopias do sujeito
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2016v17n2p6Resumo
Este estudo toma o corpo como um espaço de enunciação, que reflete posicionamentos de sujeito, por meio de discursos nele materializados; logo, o corpo é considerado como suporte de um sujeito objetivado sócio historicamente. Para tal proposição, nos ancoramos no pensamento de Michel Foucault, especificamente nas noções espaço, heterotopia, utopia, subjetividade, e procederemos à análise de um vídeo apresentado no concurso do reality show “Se ela dança, eu danço”, exibido pelo Sistema Brasileiro de Televisão – SBT, em janeiro de 2011. Nesse vídeo, a coreografia proposta pelo candidato John Lennon da Silva resulta de uma releitura do balé clássico “A Morte do Cisne”. Nosso foco recai nas transformações dos posicionamentos dos sujeitos que compõem o jurado e na objetivação do sujeito dançarino antes, durante e após a coreografia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.