Serafim da Silva Neto e a problematização do contato entre línguas: algumas observações sobre a relação entre os estudos linguísticos e a História

Autores

  • Wellington Santos da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2017v18n1p62

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do tratamento que Serafim da Silva Neto (1950) dá à problemática do contato entre línguas na formação histórica do português no Brasil. Na literatura linguística contemporânea, têm sido frequentes as críticas a esse aspecto da obra do autor, pois ele minimiza o papel das línguas indígenas e africanas na configuração do português brasileiro. Deste modo, realizamos uma descrição panorâmica de como essa questão é tratada na Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa no Brasil, mostrando que a abordagem que Silva Neto faz do problema do contato está em consonância com o modelo de análise sociocultural da língua por ele proposto. Além disso, com base em pressupostos teórico-metodológicos da Historiografia Linguística, argumentamos que as ideias do filólogo são fundamentadas nos diálogos estabelecidos entre os estudos linguísticos e a História – ou, mais especificamente, determinadas linhas historiográficas –, os quais marcaram a tradição do autor.

Biografia do Autor

Wellington Santos da Silva, Universidade de São Paulo

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Downloads

Publicado

2017-09-18