Estatividade e morfologia progressiva: uma análise à luz da aquisição do português do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2018v19n1p117

Resumo

Este artigo visa a contribuir para a reflexão a respeito da classificação dos tipos de verbo, em especial, os de estado, a partir da análise da emergência do imperfectivo contínuo na aquisição do português do Brasil (PB). A análise da emergência das morfologias progressiva e não progressiva na expressão desse aspecto associadas aos diferentes tipos de verbo possibilitaria investigar se a morfologia progressiva não é associada apenas aos verbos de estado (SHIRAI e ANDERSEN, 1995). Contrariando essa previsão, a hipótese deste estudo é a de que, na expressão do imperfectivo contínuo, a emergência da morfologia progressiva ocorre após a emergência da morfologia não progressiva com todos os tipos de verbo: atividade, estado, processo culminado e culminação. Para tanto, foi realizado um estudo longitudinal com dados de fala espontânea de uma criança em processo de aquisição do PB com idade entre 2;3 e 2;8. Foram analisadas as produções verbais relativas à expressão do aspecto imperfectivo contínuo por meio das morfologias progressiva e não progressiva em todos os tipos de verbo. Verificou-se que a expressão desse aspecto por meio da morfologia não progressiva aconteceu antes da sua expressão mediante a morfologia progressiva apenas nos verbos de estado e que sua expressão ocorreu primeiramente pela morfologia progressiva com verbos de atividade. Logo, a hipótese foi refutada. Pela análise dos resultados, discutiu-se que os verbos tipicamente classificados como de estado nem sempre o são, já que a associação desse tipo de verbo com uma morfologia progressiva confere um caráter dinâmico ao verbo.

Biografia do Autor

Adriana Leitão Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nessa mesma instituição, atua ainda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Ana Luiza Oliveira Mota, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura em Letras - Português / Inglês - na Universidade Federal do Rio de Janeiro e integrante do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq intitulado "Biologia da Linguagem".

Downloads

Publicado

2018-09-13