Acomodando os predicados funcionais na arquitetura em paralelo

Autores

  • Giuseppe Varaschin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafaela Miliorini Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2018v19n1p226

Resumo

Neste artigo, pretendemos oferecer uma possibilidade para o tratamento dos predicados funcionais – com ênfase especial aos auxiliares modais – no quadro da teoria da Arquitetura em Paralelo de Jackendoff (2002, 2007) e Culicover e Jackendoff (2005). Argumentaremos que a complexidade estrutural característica de propostas cartográficas como a de Cinque (1999, 2006), embora descritivamente adequada, não é estritamente obrigatória diante dos dados arrolados na literatura. Um tratamento alternativo é possível, desde que se adote outras suposições de base, como, por exemplo, o abandono do princípio da uniformidade de interface entre sintaxe e semântica. Tentaremos mostrar que a Arquitetura em Paralelo dispõe de uma maquinaria suficientemente robusta para oferecer explicações diferentes para os fenômenos linguísticos associados aos predicados funcionais. Boa parte da riqueza de estrutura que é aparentemente demandada na explicação do comportamento das marcas de tempo e modalidade pode ser delegada à interface com a semântica ou à própria estrutura semântica, que passa a ser um novo foco de investigações sistemáticas. A conclusão geral, que também pode ser útil à execução do Programa Minimalista, é que não precisamos de hierarquia e de complexidade no componente sintático (e na GU) para comportar os fatos sobre os predicados funcionais na nossa teoria linguística.

Biografia do Autor

Giuseppe Varaschin, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando na mesma instituição. Atua principalmente nas áreas de Semântica, Pragmática e Interface Sintaxe-semântica.

Rafaela Miliorini, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutoranda na mesma instituição. Atua principalmente nas áreas de Sintaxe e Interface Sintaxe-semântica.

Downloads

Publicado

2018-09-13