A prosódia de perguntas e asserções: um estudo situado de espanhol no Brasil

Autores

  • Sabrina Lima de Souza Cerqueira Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0003-2492-4630
  • João Antonio Moraes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Albert Rilliard Universidade Federal do Rio de Janeiro / LIMSI

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2019v20n1p109

Resumo

Neste trabalho, descreve-se a entoação (F0 e duração) de perguntas totais e parciais e de suas asserções correspondentes em enunciados lidos em espanhol por quatro informantes: duas brasileiras, falantes de espanhol como L2, e duas espanholas, falantes de espanhol como L1. Para a descrição e análise dos dados, partimos de trabalhos realizados para o português brasileiro (MORAES, 1998; CUNHA, 2000; MORAES, 2006, 2008; BARBOSA, 2012; FROTA, 2013) e para o espanhol  (NAVARRO TOMÁS, 1944; SOSA, 1999; CANTERO, 2002; HIDALGO NAVARRO, 2006; ESTEBAS VILAPLANA, PRIETO, 2009; FERREIRA DE SÁ, 2013; SILVA, 2016). Os resultados mostram que o padrão mais frequente para enunciados do tipo pergunta total apresenta movimento ascendente na região prenuclear e na região nuclear. Nas perguntas parciais o movimento melódico predominante é descendente. As asserções se caracterizam por contorno prenuclear ascendente com pico geralmente na sílaba tônica ou postônica prenuclear, queda da F0 ao longo do enunciado e acento nuclear num nível médio ou baixo seguido de F0final baixa. No que diz respeito ao parâmetro duração, em enunciados do tipo pergunta total e pergunta parcial, as 4 informantes apresentam padrão semelhante: encurtam as sílabas da região prenuclear e a pretônica nuclear e alongam a tônica e a postônica nucleares. Nos enunciados assertivos, observa-se que as informantes brasileiras encurtam as pretônicas e postônicas prenucleares e alongam as tônicas. As informantes espanholas, por sua vez, alongam pretônicas e tônicas prenucleares e encurtam as postônicas. Na região nuclear as 4 informantes apresentam padrão similar, com alongamento das tônicas e postônicas.

Biografia do Autor

Sabrina Lima de Souza Cerqueira, Universidade de Brasília

Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006/2008), mestrado e doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008 e 2017, respectivamente). Atualmente é professor adjunto I da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: prosódia, pragmática (polidez), ensino de espanhol.

João Antonio Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador colaborador do Laboratoire d'Informatique pour la Mécanique et les Sciences de l'Ingénieur LIMSI /CNRS, Orsay, França.

Albert Rilliard, Universidade Federal do Rio de Janeiro / LIMSI

Membro de corpo editorial da Journal of Speech Sciences, Professor visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-09-03