A prosódia de perguntas e asserções: um estudo situado de espanhol no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2019v20n1p109Resumo
Neste trabalho, descreve-se a entoação (F0 e duração) de perguntas totais e parciais e de suas asserções correspondentes em enunciados lidos em espanhol por quatro informantes: duas brasileiras, falantes de espanhol como L2, e duas espanholas, falantes de espanhol como L1. Para a descrição e análise dos dados, partimos de trabalhos realizados para o português brasileiro (MORAES, 1998; CUNHA, 2000; MORAES, 2006, 2008; BARBOSA, 2012; FROTA, 2013) e para o espanhol (NAVARRO TOMÁS, 1944; SOSA, 1999; CANTERO, 2002; HIDALGO NAVARRO, 2006; ESTEBAS VILAPLANA, PRIETO, 2009; FERREIRA DE SÁ, 2013; SILVA, 2016). Os resultados mostram que o padrão mais frequente para enunciados do tipo pergunta total apresenta movimento ascendente na região prenuclear e na região nuclear. Nas perguntas parciais o movimento melódico predominante é descendente. As asserções se caracterizam por contorno prenuclear ascendente com pico geralmente na sílaba tônica ou postônica prenuclear, queda da F0 ao longo do enunciado e acento nuclear num nível médio ou baixo seguido de F0final baixa. No que diz respeito ao parâmetro duração, em enunciados do tipo pergunta total e pergunta parcial, as 4 informantes apresentam padrão semelhante: encurtam as sílabas da região prenuclear e a pretônica nuclear e alongam a tônica e a postônica nucleares. Nos enunciados assertivos, observa-se que as informantes brasileiras encurtam as pretônicas e postônicas prenucleares e alongam as tônicas. As informantes espanholas, por sua vez, alongam pretônicas e tônicas prenucleares e encurtam as postônicas. Na região nuclear as 4 informantes apresentam padrão similar, com alongamento das tônicas e postônicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.