Aspectos entoacionais no desenvolvimento da fala infantil da variedade mineira do PB

Autores

  • Andressa Christine Oliveira da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Aline Alves Fonseca Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Sara de Oliveira Gomes Barreto Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2019v20n1p189

Resumo

Neste trabalho, analisamos o padrão entoacional da fala de 3 crianças mineiras, com idades entre 5:9 e 6:8 anos, naturais de Juiz de Fora, falantes de Português Brasileiro (PB), a partir de questionários que simulavam situações conversacionais, nos moldes metodológicos de Frota et al. (2015). O objetivo foi investigar os contornos prosódicos – padrão entoacional, proeminência e ritmo – utilizados por elas e compará-los aos padrões entoacionais de falantes adultos da variedade mineira do PB, descritos no Interactive Atlas of Romance Intonation (PRIETO et al., 2010-2014). Os resultados das análises sugerem que as crianças adquirem os padrões entoacionais de forma gradativa, assim como adquirem os segmentos, as palavras e as estruturas sintáticas da língua.

Biografia do Autor

Andressa Christine Oliveira da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Aline Alves Fonseca, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Sara de Oliveira Gomes Barreto, Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Professora do departamento de Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira. Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

2019-09-03