Entrevista con Virginia Bertolotti

Autores

  • Leandra Cristina Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Izete Lehmkuhl Coelho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Virginia Bertolotti Universidad de la República

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2019v20n2p15

Resumo

Para representar el mundo hispánico, invitamos a la académica uruguaya Virginia Bertolotti,  cuyas contribuciones en el ámbito de las investigaciones sobre las formas de tratamiento en el español hispanoamericano son de gran importancia y con quien hemos cruzado camino en los eventos y proyectos sobre el tema al que se orienta esta publicación.

Biografia do Autor

Leandra Cristina Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora-Adjunto do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no ensino de Língua Espanhola e Linguística. Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLg/UFSC), da Área de concentração "Sociolinguística e dialetologia", Linha de pesquisa "Contato, variação e mudança linguísticas", com orientações em níveis de mestrado e doutorado no campo em questão. Projeto de pesquisa em andamento (PPGLg/ El Colegio de México - COLMEX) "A variação linguística na perspectiva comparada: um estudo sociolinguístico no âmbito da Tradução". Coordenadora do projeto Pesquisas em Corpus do espanhol escrito com marcas de oralidade (CEEMO) http://ceemo.ufsc.br/.

Izete Lehmkuhl Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina

Fez curso de graduação em Letras-Português pela UFSC, mestrado em Literatura e doutorado em Linguística pela mesma Instituição. Desenvolveu estudos de Pós-doutorado em Linguística na UNICAMP, sob a supervisão da Professora Mary Kato, e na UFRJ, sob a supervisão da Professora Célia Lopes. É professora aposentada da UFSC e professora voluntária do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC. É membro do Projeto de Pesquisa Variação Linguística da Região Sul (VARSUL) da agência da UFSC e coordenadora do Projeto Para a História do Português Brasileiro de Santa Catarina (PHPB-SC). Atua na área de Sociolinguística e Dialetologia, dando preferência aos estudos sincrônicos e diacrônicos de variação na (morfo)sintaxe. Atualmente, desenvolve projeto sobre a trajetória de mudança do sistema pronominal do português catarinense.

Virginia Bertolotti, Universidad de la República

Doctora en Humanidades y Artes, Profesora Titular del Departamento de Medios y Lenguajes de la Facultad de Información y Comunicación de la Universidad de la República, investigadora de Nivel II del Sistema Nacional de Investigadores y Académica de Número de la Academia Nacional de Letras del Uruguay.

Referências

RONA, J. P. Geografía y morfología del voseo. Porto Alegre: Pontificia Universidad Católica, 1967.

Publicado

2019-12-19