Apresentação

Autores

  • Edair Maria Görski Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leandra Cristina Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tatiana Schwochow Pimpão Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2020v21n1p3

Resumo

Este volume trata de Gramática do uso e reúne doze artigos de autores de diferentes instituições que atenderam ao chamado para submeter trabalhos desenvolvidos em perspectiva funcionalista (de vertente norte-americana) e/ou de gramática de construções, que abordem aspectos teórico-metodológicos e/ou analisem o funcionamento (emergência e/ou expansão) de diferentes categorias gramaticais, seja validando o aporte teórico, seja buscando interfaces, sinalizando avanços, limitações e direções de pesquisa nesse campo. A motivação para a proposta dessa temática deve-se a instigantes discussões travadas ao longo da disciplina Gramática do uso, vinculada à linha de pesquisa Cognição e uso, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC em 2019.1, que se encerrou com um Seminário aberto ao público acadêmico, do qual surgiu a ideia de ampliar o universo das discussões nesse campo teórico, que tem se mostrado multifacetado e promissor.

Biografia do Autor

Edair Maria Görski, Universidade Federal de Santa Catarina

É graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegrete-RS (1975), com especialização em Linguística Aplicada pela PUC-RS/Uruguaiana (1976), mestrado (1985) e doutorado (1994) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto IV (aposentada/voluntária) da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no (i) Curso de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, nas áreas de Sociolinguística, linha de pesquisa Variação e Mudança Linguística; e Teoria e Análise Linguística, linha de pesquisa Cognição e Uso; e (ii) no Mestrado Profissional em Letras, na linha de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino. É integrante do Núcleo Interinstitucional de Pesquisa VARSUL, participando do Projeto PHPB-SC. Campos de interesse: gramaticalização, variacao e mudança linguística, estilo e identidade, ensino.

Leandra Cristina Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL/UFSC), com estágio pós-doutoral no Centro de Estudios Lingüísticos y Literarios do El Colegio de México (CELL/COLMEX). Professora Associada do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no ensino de Língua Espanhola e Linguística. Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLg/UFSC), da Área de concentração "Sociolinguística e dialetologia", Linha de pesquisa "Contato, variação e mudança linguísticas", com orientações em níveis de mestrado e doutorado no campo em questão, voltando-se para estudos descritivos como também aplicados (Ensino e Tradução). Projeto de pesquisa em andamento "A variação linguística na perspectiva comparada: estudos sociolinguísticos no Ensino e na Tradução". Coordenadora do projeto de pesquisa "Estudios en corpus del español escrito con marcas de oralidad" (CEEMO).

Tatiana Schwochow Pimpão, Universidade Federal de Santa Catarina

Estágio Pós-Doutoral em curso na Universidade Federal de Santa Catarina (2019-2020). Possui Doutorado em Linguística (2012) e Mestrado em Linguística (1999), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atuando na Graduação em Letras e no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. Coordena o Grupo de Estudos Dialetológicos e Sociolinguísticos (GEDS) e desenvolve projeto direcionado ao mapeamento do uso variável do modo subjuntivo no Brasil. Tem experiência na área de Sintaxe da Língua Portuguesa, com ênfase em Sociolinguística e Funcionalismo Linguístico de vertente norte-americana. Campos de interesse: variação nos estudos sintáticos e modalidade.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Edição

Seção

Apresentação