Do discurso para a gramática, da gramática para o discurso: uma entrevista com Sebastião Josué Votre

Autores

  • Edair Maria Görski Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leandra Cristina Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tatiana Schwochow Pimpão Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2020v21n1p8

Resumo

Neste texto, a leitora e o leitor terão acesso a uma espécie de síntese do percurso acadêmico de Votre, uma linha temporal imaginária que emerge de suas respostas gentilmente a nós concedidas nesta entrevista. O ponto inicial, como não poderia deixar de ser, marca seus primeiros passos no campo teórico do  Funcionalismo linguístico da costa oeste norteamericana, em diálogo com grandes nomes como Sandra Thompson, Talmy Givón e Gillian Sankoff. Nesta conversa, também entram em cena temáticas como: (i) o debate repaginado nomeado pelo entrevistado como novo Funcionalismo Linguístico; (ii) uma retrospectiva ao surgimento do Grupo de Estudos Discurso & Gramática, seus objetivos, parcerias e alguns resultados alcançados; (iii) uma exposição sobre as interfaces teóricas propostas nos últimos anos que envolvem o funcionalismo linguístico de vertente norte-americana, e sobre os principais desafios teóricos e descritivos para os estudos funcionalistas do Português do Brasil; e (iv) as justificativas e motivações que o levam a distanciar-se dos estudos funcionalistas, voltando-se, em suas palavras, ao “alargamento da atenção para outros aspectos sociais que interferem na formação da gramática”.

Biografia do Autor

Edair Maria Görski, Universidade Federal de Santa Catarina

É graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegrete-RS (1975), com especialização em Linguística Aplicada pela PUC-RS/Uruguaiana (1976), mestrado (1985) e doutorado (1994) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto IV (aposentada/voluntária) da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no (i) Curso de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, nas áreas de Sociolinguística, linha de pesquisa Variação e Mudança Linguística; e Teoria e Análise Linguística, linha de pesquisa Cognição e Uso; e (ii) no Mestrado Profissional em Letras, na linha de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino. É integrante do Núcleo Interinstitucional de Pesquisa VARSUL, participando do Projeto PHPB-SC. Campos de interesse: gramaticalização, variacao e mudança linguística, estilo e identidade, ensino.

Leandra Cristina Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL/UFSC), com estágio pós-doutoral no Centro de Estudios Lingüísticos y Literarios do El Colegio de México (CELL/COLMEX). Professora Associada do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no ensino de Língua Espanhola e Linguística. Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLg/UFSC), da Área de concentração "Sociolinguística e dialetologia", Linha de pesquisa "Contato, variação e mudança linguísticas", com orientações em níveis de mestrado e doutorado no campo em questão, voltando-se para estudos descritivos como também aplicados (Ensino e Tradução). Projeto de pesquisa em andamento "A variação linguística na perspectiva comparada: estudos sociolinguísticos no Ensino e na Tradução". Coordenadora do projeto de pesquisa "Estudios en corpus del español escrito con marcas de oralidad" (CEEMO).

Tatiana Schwochow Pimpão, Universidade Federal de Santa Catarina

Estágio Pós-Doutoral em curso na Universidade Federal de Santa Catarina (2019-2020). Possui Doutorado em Linguística (2012) e Mestrado em Linguística (1999), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atuando na Graduação em Letras e no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. Coordena o Grupo de Estudos Dialetológicos e Sociolinguísticos (GEDS) e desenvolve projeto direcionado ao mapeamento do uso variável do modo subjuntivo no Brasil. Tem experiência na área de Sintaxe da Língua Portuguesa, com ênfase em Sociolinguística e Funcionalismo Linguístico de vertente norte-americana. Campos de interesse: variação nos estudos sintáticos e modalidade.

Referências

DIESSEL, Holger. The grammar network : how linguistic structure is shaped by language use. New York, NY: Cambridge University Press, 2019.

DILLINGER, Mike. Forma e função na linguística. In: D.E.L.T.A., v. 7, n. 1, p. 395-407, 1991.

GIVÓN, Talmy. Syntax - a functional-typological introduction. Amsterdam. J. Benjamins. 1984 (v.I); 1990 (v. II).

GÖRSKI, Edair; TAVARES, M. Alice. O objeto de estudo na interface variação-gramaticalização. In: BAGNO, M.; CASSEB-GALVÃO, V.; REZENDE, T. F. (Orgs.) Dinâmicas funcionais da mudança linguística. São Paulo: Parábola. 2017. p. 35-63.

MARTELOTTA, Mário Eduardo; VOTRE, Sebastião Josué. CEZARIO, Maria Maura (Orgs.). Gramaticalização no português do Brasil - uma abordagem funcional. Rio de Janeiro. Tempo Brasileiro. 1996.

NARO, Anthony J.; BRAGA, M. Luiza. A interface sociolinguística/ gramaticalização. Gragoatá, n. 9, p. 125-134, 2000.

NASCIMENTO, Milton do. Teoria gramatical e mecanismos funcionais do uso da língua. In: D.E.L.T.A, v. 6, n. 1, p. 83-98, 1990.

ROSÁRIO, Ivo C. do; OLIVEIRA, Mariângela R. de. Funcionalismo e abordagem construcional da gramática. ALFA, v. 60 (2), p. 233-259, 2016.

TAVARES, M. Alice. A gramaticalização de e, aí, daí e então: estratificação/variação e mudança no domínio funcional da sequenciação retroativo-propulsora de informações – um estudo sociofuncionalista. 2003. 307 f. Tese (Doutorado em Linguística). CCE. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

VOTRE, Sebastião; NARO, Anthony J. Mecanismos funcionais do uso da língua. In: D.E.L.T.A, v. 5, n. 2, p. 169-184, 1989.

VOTRE, Sebastião. Aspectos da variação fonológica na fala do Rio de Janeiro. 1978. Tese (Doutorado em Letras). PUCRJ, Rio de Janeiro.

VOTRE, Sebastião; CARVALHO PEREIRA, Vinicius; GONÇALVES, José Carlos. Desenvolvendo a competência comunicativa em gêneros da escrita acadêmica. Niterói, Editora da UFF, 2011.

VOTRE, Sebastião. A construção da gramática. Niterói, Editora da UFF, 2012.

VOTRE, Sebastião; BERG, Rosana. Orientações para a escrita acadêmica – memorial de conclusão de curso. Rio, Mauad/FAPERJ, 2018.

VOTRE, Sebastião. Análise do discurso. São Paulo. Parábola. 2019.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Edição

Seção

Entrevistas