Metáfora e metonímia nas teorias linguísticas de abordagem interacionista

Autores

  • Viviane Lucy Vilar de Andrade UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2011v12n2p35

Resumo

A metáfora sempre ocupou um lugar de destaque diante dos estudos do significado e, com o avanço das pesquisas em linguística cognitiva, esse processo mental apresenta-se mais em evidência contemporaneamente. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivos: (i) fazer uma breve reflexão sobre algumas das polêmicas em torno do estudo do significado; e (ii) apontar algumas teorias linguísticas, pretendendo-se fazer uma reflexão sobre os pontos de divergência entre os estudos e as pesquisas de base cognitiva e a perspectiva e posicionamentos das teorias de base interacionista para a concepção desses dois processos mentais, e não somente linguísticos: a metáfora e a metonímia, ou metaftonímia. O texto está pautado em uma pesquisa bibliográfica e teórica, onde se pretende refletir sucintamente, sobre a ascendência filosófica dos paradigmas: Realismo, Pragmatismo e Mentalismo, já que questionamentos apresentados desde os gregos, com Aristóteles, inauguram uma divisão do terreno do significado: estudos filosófico-científicos e estudos retórico-poéticos. Além disso, o artigo também se propõe a refletir sobre a influência desses questionamentos para o desenvolvimento dos paradigmas, em torno do debate que caracteriza o estudo do significado.

Biografia do Autor

Viviane Lucy Vilar de Andrade, UFSC

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, orientanda do Professor Doutor Heronides Maurílio de Melo Moura e co-orientanda da Professora Doutora Mailce Borges Mota. Mestre em Letras pela PUC-Rio – Área de Concentração: Estudos da Linguagem e graduada em Letras com Licenciatura Plena em Português e Inglês e Respectivas Literaturas.

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Publicado

2011-03-14

Edição

Seção

Artigos