Algumas reflexões acerca dos estudos de letramento e gêneros textuais/discursivos como possibilidades para a formação do professor de língua

Authors

  • Marcos Atonio Rocha Baltar Universidade Federal de Santa Catarina
  • Milene Peixer Loio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Letícia Muza Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Paulo Prilla Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2011v12n1p87

Abstract

Os processos de letramento são práticas sociais que envolvem a leitura e escrita de diferentes gêneros textuais/discursivos, a partir de sua funcionalidade em cada cultura e ocorrem informalmente, no entorno familiar, bem como em outros lugares da sociedade; e, formalmente, na escola e na universidade. Com a difusão dos estudos sobre letramento e sobre os gêneros textuais, por meio de documentos oficiais (PCN, Documentos de área das Secretarias Estaduais e Municipais) o professor de língua se vê diante de uma nova realidade adentrando as escolas. A partir dessas referências, caberia a ele organizar seu trabalho em torno de práticas de letramento com o intuito de formar indivíduos leitores e escritores capazes de agir em sociedade e de refletirem sobre a língua em uso. Assim, na sociedade grafocêntrica contemporânea nos perguntamos, qual o significado de ser professor de língua / linguagem? Para tentar responder a essa pergunta complexa, o presente artigo propõe, impulsionado pelos estudos de letramento e gêneros textuais / discursivos, reflexões acerca da identidade do professor de língua e linguagem enquanto formador de sujeitos críticos e reflexivos, por meio de abordagens que abarcam currículo e formação de professores, oralidade e escrita, multimodalidade e gêneros textuais / discursivos.

Author Biographies

Marcos Atonio Rocha Baltar, Universidade Federal de Santa Catarina

É professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Letras e Comunicaçào Social, pesquisando a interface entre a Educação e a Comunicação. Em 2004/2006 publicou o livro Competência discursiva e gêneros textuais: uma exeperiência com o jornal de sala de aula. Em 2009 publicou o livro Rádio escolar: letramentos e gêneros textuais. Atualmente, investiga a potencialidade de uma Rádio Escolar para o desenvolvimento da competência discursiva de comunidades escolares, dando ênfase à formação inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa, focalizada nos estudos e na apropriação dos diversos gêneros textuais (orais e escritos) que circulam nos mais variados ambientes discursivos da sociedade, notadamente o midiático. Atua principalmente nas áreas de educação, linguística aplicada e mídia: teorias do agir humano, teorias de gêneros textuais/discursivos, letramentos e formação de professores.

Milene Peixer Loio, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras - Português e Literatura Vernáculas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), atuando, principalmente, nos seguintes temas: gêneros textuais / discursivos, letramento, formação de professores, contexto familiar e apropriação da escrita. Atualmente cursa o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC.

Maria Letícia Muza, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras-Licenciatura Plena Português/Inglês e Bacharelado-Tradutor/Intérprete Inglês/Alemão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984) e especialização em Métodos e Técnicas de Ensino de Português e Línguas Estrangeiras pela UNISINOS (1990). Atualmente, é assessora pedagógica de línguas da Diretoria de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Atua na área da Educação, com ênfase em Letras. Além da experiência docente em língua inglesa e portuguesa, atua na formação continuada no programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

João Paulo Prilla, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras-Habilitação Línguas Portuguesa, Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2010). Foi Professor de Língua Portuguesa e Séries Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino de Erechim-RS. Atualmente, cursa o mestrado no programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Published

2011-03-09

Issue

Section

Ensaios