Elevação das médias pretônicas por harmonia: questões teóricas e empíricas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2013v14n2p1Resumo
O fenômeno da harmonia vocálica das vogais médias pretônicas no português brasileiro é retomado à luz de duas sínteses teóricas publicadas em anos recentes a respeito das características tipológicas e dos condicionamentos do fenômeno da harmonia vocálica nas línguas (HULST; van der WEIJER, 1995 e ARCHANGELI; PULLEYBLANK, 2007). Procuramos discutir alguns aspectos da harmonia em português, confrontando-os com as perspectivas teóricas apresentadas nos dois textos analisados. Para tanto, trazemos um breve panorama das características da harmonia da pretônica, a partir de estudos sistemáticos, principalmente de cunho variacionista, realizados em diferentes variedades do português brasileiro. Essa análise não tem o propósito de ser exaustiva, mas de permitir uma contextualização dos aspectos que serão tratados na discussão subsequente. Apresentamos as questões fundamentais que nortearam a caracterização da harmonia em Hulst e van der Weijer (1995). Questões como a natureza dos traços envolvidos e o problema da localidade são levantadas e discutidas com relação ao fenômeno no português brasileiro. Apresentamos também a caracterização da harmonia na perspectiva de Archangeli e Pulleyblank (2007) e indicamos a mudança de perspectiva evidenciada neste estudo em relação ao anterior. Algumas das questões que esses estudos teóricos levantam já foram amplamente discutidas com relação aos dados do português. Outras, entretanto, ainda não mereceram investigação empírica aprofundada. A discussão que empreendemos no artigo aponta para essas questões e identifica também alguns problemas que as teorias ainda não conseguiram resolver.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.