O gênero charge no ensino e na aprendizagem de língua espanhola

Autores

  • Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro Unioeste
  • Clarice Nadir von Borstel Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2013v14n3p20

Resumo

O presente estudo busca, por meio da leitura de uma charge de Martin Favelis, referente às touradas, apresentar uma abordagem pedagógica que envolva, além de uma leitura discursiva da mesma, conteúdos históricos, sociais, culturais e políticos, relativos à língua espanhola. Para tanto, primeiramente, realizou-se uma breve discussão a respeito da trajetória do ensino da língua espanhola no Brasil, a partir dos estudos de Salvador e Santos (2011), da assinatura do Tratado do Mercosul e da Lei n.º 11.161 de 2005. No que diz respeito do gênero discursivo, o referencial pautou-se nos estudos de Bakhtin (2000, 2003) e Bakhtin/Voloshínov (2006), Rodrigues (2005), Marcuschi (2005, 2007), Machado (2008) e Castro et al. (2009). Seguido de uma abordagem bakhtiniana referente ao tema, ao estilo e à construção composicional, uma vez que estes elementos foram retomados na análise da charge. Concernente a esta, foram empregados os conceitos de Romualdo (2000), Padilla García (2010) e Lessa (2007). Posteriormente, abordou-se o estudo de Fuentes (2001), sobre os componentes históricos, sociais e culturais referente às touradas, dados que se buscou desde a formação da Península Ibérica, ao que se denominou de Touradas na Espanha até atualidade. Finaliza-se este estudo com uma análise, com vistas a uma prática de ensino e de aprendizagem, que se trabalhe com a discursividade enunciativa, apresentada na charge selecionada. 

 

Biografia do Autor

Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro, Unioeste

Graduada em Letras Português- Espanhol. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, aréa de Linguagem e Sociedade, da Unioeste. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, aréa de Linguagem e Sociedade, da Unioeste.

Clarice Nadir von Borstel, Unioeste

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Letras - Unioeste.

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Publicado

2013-12-05

Edição

Seção

Artigos