Estudo sobre a formação de ditongos no contexto de sílabas fechados por /s/ no português falado na Região Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2014v15n2p38Resumo
Este trabalho tem como foco de estudo o levantamento, a análise e descrição das ocorrências da ditongação variável em sílabas travadas por /S/ no português falado em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, com base em corpus do Atlas Linguístico do Brasil – ALiB, com o objetivo geral de compreender a ocorrência desse fenômeno e contribuir para a descrição do português falado na região sul do Brasil. E como objetivo específico, pretende-se verificar se o fenômeno em variação apresenta indícios de mudança linguística em progresso, correlacionando os resultados a fatores linguísticos e extralinguísticos. Entre os fatores linguísticos, serão controlados: contexto precedente, contexto seguinte, tonicidade e número de sílabas; entre os fatores extralingüísticos, estratificados conforme o Projeto ALiB, serão controlados duas faixas etárias (falantes de 18 a 30 anos e falantes de 50 a 65 anos), sexo masculino e feminino, escolaridade baixa (até a 8ª série do ensino fundamental) e escolaridade alta (superior), além das localidades incluídas na pesquisa. A principal hipótese da pesquisa é que a ditongação em sílabas travadas por /S/ se caracteriza como variação estável, associado a certos contextos linguísticos, sendo favorecido por informantes mais velhos e menos escolarizados. Porém, os resultados demonstram uma inovação linguística, uma vez que a ditongação nas sílabas travadas por /S/ foi favorecida por informantes jovens e de baixa escolaridade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.