Processamento de sentenças e teoria do labirinto em orações relativas ambíguas no português brasileiro: resultados preliminares
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2016v17n1p181Resumo
Este artigo apresenta os resultados parciais de um estudo sobre processamento de sentenças relativas ambíguas no português brasileiro. A pesquisa possui um caráter experimental e está inserida na área da Psicolinguística em interface com a Sintaxe/Semântica formal. O projeto visou investigar a preferência Late Closure (LC) versus Early Closure (EC) e se haveria a influência de aspectos semânticos no processamento dessas sentenças ambíguas. O trabalho se baseou nas ponderações já observadas por nomes como Frazier (1979), Cuetos e Mitchell (1988), Fodor (1998), Ribeiro (2005) e Finger e Zimmer (2005). A Teoria do Labirinto (Garden Path) foi essencial em nossas análises e os resultados dos dados nos apresentam um amplo cenário ainda a ser explorado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.