O corpo como heterotopias do sujeito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2016v17n2p6

Resumo

Este estudo toma o corpo como um espaço de enunciação, que reflete posicionamentos de sujeito, por meio de discursos nele materializados; logo, o corpo é considerado como suporte de um sujeito objetivado sócio historicamente. Para tal proposição, nos ancoramos no pensamento de Michel Foucault, especificamente nas noções espaço, heterotopia, utopia, subjetividade, e procederemos à análise de um vídeo apresentado no concurso do reality show “Se ela dança, eu danço”, exibido pelo Sistema Brasileiro de Televisão – SBT, em janeiro de 2011. Nesse vídeo, a coreografia proposta pelo candidato John Lennon da Silva resulta de uma releitura do balé clássico “A Morte do Cisne”. Nosso foco recai nas transformações dos posicionamentos dos sujeitos que compõem o jurado e na objetivação do sujeito dançarino antes, durante e após a coreografia.

Biografia do Autor

Cleudemar Alves Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia. Atua na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. É líder do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos nessa universidade (LEDIF/UFU/CNPq). Possui Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Linguística/Análise do Discurso pela Universidade de São Paulo, ambos com bolsa da CAPES; e Pós-Doutorado (2011), junto à UNESP-CAr, com bolsa do CNPq como Pesquisador Sênior, sobre o tema Análise do Discurso e Michel Foucault. É autor dos livros: FERNANDES, Cleudemar Alves. Discurso e Sujeito em Michel Foucault. São Paulo: Intermeios, 2012. v.1. 106 p. FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do Discurso - reflexões introdutórias. 3. ed. São Carlos: Claraluz, 2008. v. 1. 128 p. FERNANDES, Cleudemar Alves . (Re) Tratos Discursivos do Sem-Terra. Uberlândia: EDUFU, 2007. v. 1. 188 p. FERNANDES, Cleudemar Alves . O Coronel e o Lobisomem: uma Abordagem Sócio-Interacional. São Paulo: AnnaBlume, 1999. v. 1. 104 p.

Antônio Fernandes Júnior, Universidade Federal de Goiás

Possui doutorado (2007) em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: letra de música e poesia no Brasil; Arnaldo Antunes; autoria e suporte de textos; poesia e infância;práticas de subjetivação e construção do sujeito na atualidade.

Downloads

Publicado

2016-10-08