O corpus C-ORAL-ESQ e a estrutura informacional da fala de pacientes com esquizofrenia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2019v20n1p212Resumo
Esse trabalho apresenta o C-ORAL-ESQ, corpus oral de pacientes brasileiros com esquizofrenia. O corpus documentará 40 sessões de atendimento psicoterapêutico a pacientes de ambos os sexos, com faixa etária e nível de escolaridade variados. O C-ORAL-ESQ será segmentado em enunciados e unidades tonais a partir de um critério prosódico e pragmático, o qual concebe os enunciados como atos de fala (AUSTIN, 1962), ou seja, sequências com autonomia prosódica e pragmática (CRESTI, 2000). Além disso, o artigo reporta estudos de Cresti, Dovetto e Rocha sobre a estrutura informacional da fala de pacientes italianos com esquizofrenia (CRESTI; DOVETTO; ROCHA, 2015). Os autores notam em alguns pacientes uma tendência para produzir enunciados com menor variação de tipos ilocucionários e de unidades tonais não ilocucionárias.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.