A prática de produção textual na "voz" de alunos de ensino fundamental

Autores

  • Nívea Rohling da Silva UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2008v9n2p71

Resumo

Neste artigo, temos por objetivo apresentar uma discussão acerca à prática da produção textual na disciplina de língua portuguesa (LP). A pesquisa fundamenta-se nos estudos de Bonini (2002); Britto (2002) e Rojo (2001) e na teoria de gêneros do discurso Círculo de Bakhtin. Os dados de pesquisa são compostos por instrumento de pesquisa aplicado junto a estudantes de ensino fundamental. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de que ainda persistem, no ambiente escolar, práticas, e, sobretudo, concepções de produção textual ancoradas na perspectiva de redação escolarizada, distanciando-se da noção de prática de produção textual proposta pelos PCNs de língua portuguesa (1997).

Biografia do Autor

Nívea Rohling da Silva, UFSC

Doutoranda em Lingüística - UFSC

Downloads

Publicado

2009-04-03

Edição

Seção

Artigos