Os gêneros do discurso na clínica fonoaudiológica: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2008v9n1p39Resumo
A problemática em torno da aprendizagem da leitura e escrita, sob nosso ponto de vista, reflete um fenômeno social. A escola, pautada em uma concepção autônoma de letramento, termina por inserir seus sujeitos em práticas de leitura e escrita pouco significativas e, em vista disso, os distúrbios de linguagem são constituídos. Assim, ao tomarmos a teoria de gêneros do discurso como objeto terapêutico preconizamos que, através das relações de sentido que tal teoria supõe, possamos reverter o quadro de instabilidades decorrentes de relações sofríveis com a escrita. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de caso de terapia fonoaudiológica centrada na teoria bakhtiniana de gêneros. A pesquisa deteve-se na aplicação de uma proposta didática, relacionada ao gênero crônica, a um grupo de três adolescentes em curso terapêutico (encaminhados pela escola por apresentarem “distúrbios” de escrita). Foram necessárias dez sessões de atendimento para que o processo fosse finalizado. Desse modo, seguindo o método proposto por Bussarello (2004), utilizamos três sessões para as leituras-entretenimento das crônicas selecionadas; mais quatro sessões para a etapa das leituras analíticas do gênero; e, por fim, outras três sessões para a produção das crônicas pelos pacientes, incluindo os processos de revisão e reescritura. Os resultados levam a crer que os adolescentes conseguiram produzir textos adequados ao gênero em questão. As estratégias para causar o impacto no leitor é que balizaram todo o procedimento de produção textual, sendo as questões formais e textuais requeridas como um suporte para a concretização da intenção discursiva dos sujeitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.