Jogos de acaso e de vertigem na linguagem
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2008v9n2p99Resumo
O texto discute diferentes maneiras de relacionar os jogos e a linguagem, tomando como base as categorias fundamentais de jogo estabelecidas na sociologia dos jogos (Roger Caillois): agôn (competição), alea (acaso, azar), mimicry (simulação) e ilinx (vertigem). Partindo da metáfora saussuriana do jogo de xadrez e dos jogos de linguagem de Wittgenstein, procura-se explicitar quais seriam as categorias fundamentais do jogo mais enfatizadas nos jogos de verdade em Foucault e nos jogos da linguagem em Baudrillard.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.