Jogos de acaso e de vertigem na linguagem

Jaçanã Ribeiro

Resumo


O texto discute diferentes maneiras de relacionar os jogos e a linguagem, tomando como base as categorias fundamentais de jogo estabelecidas na sociologia dos jogos (Roger Caillois): agôn (competição), alea (acaso, azar), mimicry (simulação) e ilinx (vertigem). Partindo da metáfora saussuriana do jogo de xadrez e dos jogos de linguagem de Wittgenstein, procura-se explicitar quais seriam as categorias fundamentais do jogo mais enfatizadas nos jogos de verdade em Foucault e nos jogos da linguagem em Baudrillard.


Palavras-chave


Jogos e Linguagem; Categorias de jogo; Discurso

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8420.2008v9n2p99

Working Papers em Linguística, ISSN 1984-8420, Florianópolis (Santa Catarina), Brasil

 

CC-by-NC icon
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.