A relevância presente em tempo de pandemia: um estudo sobre construções verbais na escrita jornalística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2021e76304

Resumo

A notícia é um ambiente oportuno para o estudo da expressão de anterioridade, especialmente quando em consideração o domínio da relevância presente (RP). Neste estudo, o olhar se direciona a formas variantes na função de indicar situações que denotam o resultado persistente de uma situação passada, um subdomínio recoberto pela RP. O interesse decorre da apreciação das distintas formas com que jornais hispânicos noticiam fatos vinculados à pandemia da COVID-19, as quais chamam a atenção, inclusive, de falantes não especialistas em questões da linguagem. Com o objetivo de analisar essa variação, aqui discutida à luz do Funcionalismo Linguístico/Linguística centrada no uso (GIVÓN, 1995; 2001a; 2001b; 2002; HOPPER, 1991; 1998; BYBEE, 2006; 2016) e, por essa razão, evocada a partir das noções de domínio funcional e do princípio da estratificação (HOPPER, 1991; GIVÓN, 2002; GÖRSKI; TAVARES, 2017), analisamos o objeto com base em uma compilação de cinco notícias de repercussão mundial, nos passos metodológicos de Oliveira (2007; 2010), publicadas em tempo coincidente em jornais eletrônicos de quatro países hispânicos (Argentina, Colômbia, Espanha e Peru). Os resultados observados nesta etapa da pesquisa sinalizam para: (i) a complexidade implicada no recorte do subdomínio funcional; (ii) a identificação de diferentes camadas no subdomínio recortado, como as formas de presente, de pretérito perfeito simples, pretérito perfeito composto e de locuções verbais; e (iii) um uso mais frequente do pretérito perfeito composto nas amostras da Espanha e do Peru, nas quais essa forma verbal parece avançar no processo de gramaticalização, conforme Oliveira (2010).

Biografia do Autor

Leandra Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC

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María Alejandra Godoy Roa, UFSC/PPGL

Doutoranda do programa de pós-graduação em Linguística da UFSC, dentro da linha de pesquisa de Cognição e uso. Pesquisa fenômenos morfossíntaticos do espanhol. Professora de espanhol como língua estrangeira e para fins específicos. E-mail: marialejandragodoyr@outlook.com.

Alison Felipe Gesser, UFSC

Mestre em Linguística (PPGLg/UFSC). Tradutor e revisor de textos. E-mail: felipegesser@gmail.com.

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Publicado

2021-09-13