Os estudos em sintaxe diacrônica no Brasil: um balanço crítico

Autores

  • Marco Antonio Rocha Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Silvia Regina de Oliveira Cavalcante Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2021.e86871

Resumo

Este artigo traz um panorama dos estudos em sintaxe diacrônica no Brasil, que aliam a Teoria da Variação e Mudança com a Teoria Gerativa no estudo da mudança linguística. Apresentamos as linhas principais dos modelos de mudança sintática, o modelo da Sociolinguística Paramétrica e o modelo da Mudança pela Competição de Gramáticas. Além disso, abordamos alguns dos resultados de pesquisa para fenômenos sintáticos amplamente estudados no Brasil, como a ordem dos constituintes, a posição do sujeito e a colocação pronominal. Mostramos como cada um dos modelos interpretativos trata os fenômenos elencados. Por fim, apresentaremos os artigos que compõem o volume 22, número 2, da Revista Working Papers em Linguística, que trata de estudos de sintaxe diacrônica.

Biografia do Autor

Marco Antonio Rocha Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), sou professor Associado do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista Produtividade PQ-2 do CNPq. Meus interesses de pesquisa estão centrados no campo disciplinar da sintaxe diacrônica, da linguística histórica e da sociolinguística. Com base em modelos estatísticos para o estudo empírico da mudança linguística e os pressupostos teóricos da gramática gerativa, tenho investigado fenômenos morfossintáticos que refletem mudanças paramétricas na gramática do português brasileiro em textos escritos no Brasil dos séculos XVIII ao XX. Mais especificamente, tenho trabalhado em projetos que se voltam ao estudo da sintaxe dos pronomes pessoais, e, mais detidamente, de colocação e posição dos pronomes pessoais clíticos e de ordem e posição do sujeito gramatical. Em meu projeto de pesquisa atual (Instituto Humboldt/CAPES-processo número 88881.145464/2017-01 e CNPq-processo 310094/2017-8) investigo a correlação entre as mudanças na sintaxe dos pronomes clíticos e na posição estrutural do sujeito na escrita brasileira oitocentista, buscando argumentos para a hipótese de que nesse período há a competição entre as diferentes gramáticas do Português.

Silvia Regina de Oliveira Cavalcante, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Letras Vernáculas pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Silvia Cavalcante é Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O interesse de pesquisa é nos estudos de sintaxe diacrônica, com ênfase numa abordagem formal para os estudos da mudança, principalmente na detecção de gramáticas em competição na mudança linguística (Kroch, 1989). Atualmente, tem investigado a mudança na ordem VS no Português Brasileiro num corpus de cartas escritas por missivistas brasileiros nascidos entre os fins do século XVIII e meados do século XX com o projeto "Posição do Sujeito e Estrutura Informacional da Sentença". É uma das investigadoras do Projeto História do Português - HistLing - coordenado por Celia Lopes (UFRJ) e integra a equipe de investigadores do Projeto para a História do Português Brasileiro - PHPB - coordenado no Brasil por Ataliba de Castilho (USP) e no Rio de Janeiro por Maria Eugenia Duarte (UFRJ) e Marcia Rumeu (UFMG).

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Publicado

2022-04-14