O construto da atenção nos estudos sobre fonologia de segunda língua entre os anos de 2010 e 2021
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2023.e91933Palavras-chave:
Aquisição fonológica, Atenção, Segunda Língua, Cognição, Revisão sistemáticaResumo
A aquisição de uma segunda língua (L2) é uma tarefa cognitiva altamente exigente que, em termos de fonologia, acontece através do cerco da primeira língua (L1). O peso dado às pistas, ou seja, a atenção dada a traços específicos na fala de L2 e a capacidade de mudar o foco de atenção para traços relevantes é essencial para o processamento da fala em L2 e tende a ser afetado pelos padrões da L1. O presente estudo foi realizado com o objetivo de produzir uma revisão sistemática dos estudos relativos à atenção e ao conhecimento fonológico de L2. Foram descritos e analisados os participantes das pesquisas, a avaliação da atenção e do conhecimento fonológico e os principais resultados de dezoito estudos publicados entre 2010 e 2021. Os dados coletados indicam que a maior parte da pesquisa realizada é de estudos transversais com controle da atenção e tarefas de discriminação perceptiva com aprendizes adultos de inglês como L2. A maioria dos estudos apontou que a atenção tem um papel importante na aquisição fonológica de uma L2. Além disso, em um estágio inicial de aquisição, a atenção parece ser mais importante do que para estágios mais avançados quando a automatização é estabelecida. Focar, selecionar, mudar, dividir e sustentar a atenção, assim como ser flexível e ter bom controle inibitório, têm ligação especial com aquisição fonológica de uma L2. A necessidade de mais investigação com variáveis controladas, outras combinações de L1 e L2, e múltiplos instrumentos de avaliação fica evidente.
Referências
ASANO, Yuki. Discriminating Non-Native Segmental Length Contrasts Under Increased Task Demands. Language and Speech, v. 61, n. 3, p. 409-429, 2017. doi:10.1177/0023830917731907
BABAYIĞIT, Selma; SHAPIRO, Laura. Component skills that underpin listening comprehension and reading comprehension in learners with English as first and additional language. Journal of Research in Reading, n. 43, p. 78-97, 2020. https://doi.org/10.1111/1467-9817.12291
CHANG, Charles B. Perceptual attention as the locus of transfer to nonnative speech perception. Journal of Phonetics, n. 68, p. 85-102, 2018. doi:10.1016/j.wocn.2018.03.003
DARCY, Isabelle; MORA, Joan C.; DAIDONE, Danielle. Attention control and inhibition influence phonological development in a second language. Concordia Working Papers in Applied Linguistics, v. 5, mar. 2014, p. 115-129, 2014.
DARCY; Isabelle, PARK, Hanyong; YANG, Chung-Lin. Individual differences in L2 acquisition of English phonology: The relation between cognitive abilities and phonological processing. Learning and Individual Differences, v. 40, p. 63–72, 2015. doi:10.1016/j.lindif.2015.04.005
DE LOS SANTOS, Bruna da Rosa; ALVES, Ubiratã Kickhöfel. Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção – Questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2). Revista X, v. 16, n. 5, p. 1203-1230, set. 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/81523. Acesso em: 27 dez. 2021.
FLEGE, James Emil; BOHN, Ocke-Schwen. The Revised Speech Learning Model (SLM-r) In: WAYLAND, R. (Ed.) Second Language Speech Learning: Theoretical and Empirical Progress. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. p. 3-83.
FUKUTA, Junya; YAMASHITA, Junko. Effects of cognitive demands on attention orientation in L2 oral production. System, v. 53, p. 1-12, 2015. doi:10.1016/j.system.2015.06.010
GÖKGÖZ-KURT, Burcu. Attention Control and the Effects of Online Training in Improving Connected Speech Perception by Learners of English as a Second Language. Dissertation (PhD in Linguistics) – University of South Carolina, The U.S.A. 2016.
GUION, Susan G.; PEDERSON, Eric. Investigating the role of attention of phonetic learning. In: BOHN, O.-S. Bohn; MUNRO, M. J. (Ed.), Language experience in second language speech learning: In honor of James Emil Flege, p. 57-77. Amsterdam: John Benjamins. 2007.
HISAGI, Miwako; SHAFER, Valerie L.; STRANGE, Winifred; SUSSMAN, Elyse S. Neural measures of a Japanese consonant length discrimination by Japanese and American English listeners: Effects of attention. Brain Research, v. 1621, nov. 2015. S0006899315004709–. doi:10.1016/j.brainres.2015.06.001
ISAACS, Talia; TROFIMOVICH, Pavel. Phonological memory, attention control, and musical ability: Effects of individual differences on rater judgments of second language speech. Applied Psycholinguistics, v. 32, n. 1, p. 113-140, 2011. doi:10.1017/s0142716410000317
JAMES, William. The Principles of Psychology. New York: Henry Holt. 1890.
KWAKKEL, Hedi; DROOP, Mienke; VERHOEVEN, Ludo; SEGERS, Eliane. The impact of lexical skills and executive functioning on L1 and L2 phonological awareness in bilingual kindergarten. Learning and Individual Differences, n. 88, 2021. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2021.102009
LANGE, Benjamin P.; ZARETSKY, Eugen. Sex differences in language competence of 4-year-old children: female advantages are mediated by phonological short-term memory. Applied Psycholinguistics, v. 42, n. 6, p. 1503-1522. 2021.
LEWANDOWSKI, Natalie; JILKA, Matthias. Phonetic Convergence, Language Talent, Personality and Attention. Frontiers in Communication, 4. 2019.
MCCLELLAND, Megan M.; CAMERON, Claire E.; DUNCAN, Robert; BOWLES, Ryan P.; ACOCK, Alan C.; MIAO, Alicia; PRATT, Megan E. Predictors of early growth in academic achievement: The head-toes-knees-shoulders task. Frontiers in Psychology, n. 5, p. 1-14. 2014. https://doi.org/10.3389/ fpsyg.2014.00599.
MORA, Joan. C.; MORA-PLAZA, Ingrid. Contributions of cognitive attention control to L2 speech learning. In: NYVAD, A. M. et al. (Ed.) A sound approach to language matters – In honor of Ocke-Schwen Bohn, p. 477-499. Dept. of English, School of Communication & Culture, Aarhus University. 2019.
NICOLAY, Anne-Catherine; PONCELET, Martine. Cognitive abilities underlying second-language vocabulary acquisition in an early second-language immersion education context: A longitudinal study. Journal of Experimental Child Psychology, v. 115, n. 4, p. 655–671. 2013. doi:10.1016/j.jecp.2013.04.002
NISSEN, Mary Jo; BULLEMER, Peter. Attentional requirements of learning: Evidence from performance measures. Cognitive Psychology, v. 19, n. 1, p. 1-32, 1987. doi:10.1016/0010-0285(87)90002-8
PORRETTA, Vincent J.; TUCKER, Benjamin V. Perception of non-native consonant length contrast: The role of attention in phonetic processing. Second Language Research, v. 31, n. 2, p. 239-265, 2014. doi:10.1177/0267658314559573
SAFRONOVA, Elena. The role of cognitive ability in the acquisition of second language perceptual phonological competence. 242fls. Dissertation (PhD in English Studies and Modern Languages) – Universitat de Barcelona, Spain, 2016.
SAFRONOVA, Elena; MORA, Joan C. Attention control in L2 phonological acquisition. In: BARÓ, Llanes; CIRO, Astrid; GALLEGO BALSÁ, L.; SERRA, Mateus R. (Ed.). Applied Linguistics in the Age of Globalization. Lleida: Edicions de la Universitat de Lleida. p.109-114. 2013.
SILVEIRA, Rosane; ALVES, Ubiratã. Noticing e Instrução Explícita: Aprendizagem fonético-fonológica do morfema -ed. Nonada: Letras em Revista, v. 2, n. 13, out., 2009.
SKEHAN, Peter. Foreign Language Aptitude and Its Relationship with Grammar: A Critical Overview. Applied Linguistics, v. 36, n. 3, p. 367-384. 2015. doi:10.1093/applin/amu072
STERNBERG, Robert J.; STERNBERG, Karin. Cognitive Psychology. 6. ed. Cengage learning. 2011.
STRANGE, Winifred. Automatic selective perception (ASP) of first and second language speech: A working model. Journal of Phonetics, v. 39, n. 4, p. 456-466. 2011. doi:10.1016/j.wocn.2010.09.001
STRAUSS, Esther; SHERMAN, Elisabeth M. S.; SPREEN, Otfried. A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary. 3. ed. Oxford University Press. 2006.
TOIVAINEN, Teemu; PAPAGEORGIOU, Kostas A.; TOSTO, Maria Grazia; KOVAS, Yulia. Sex differences in non-verbal and verbal abilities in childhood and adolescence. Intelligence, v. 64, p. 81-88, 2017.
WEN, Zhisheng; MOTA, Mailce Borges; MCNEILL, Arthur. Working Memory in Second Language Acquisition and Processing. Bristol, UK: Multilingual Matters. 2015.
WHITE, Erin Jacquelin; TITONE, Debra; GENESEE, Fred; STEINHAUER, Karsten Phonological processing in late second language learners: The effects of proficiency and task. Bilingualism: Language and Cognition, v. 20, n. 1, p. 162–183. 2015. doi:10.1017/s1366728915000620
YANG, Hwajin; YANG, Sujin; KANG, Carissa. The relationship between phonological awareness and executive attention in Chinese-English bilingual children. Cognitive Development, 30, 65–80. 2014. doi:10.1016/j.cogdev.2013.11.003
YONCHEVA, Yuliya; MAURER, Urs; ZEVIN, Jason D.; MCCLANDISS, Bruce D. Selective attention to phonology dynamically modulates initial encoding of auditory words within the left hemisphere. Neuroimage. aug. v. 15, n. 97, p. 262-270, 2014. doi: 10.1016/j.neuroimage.2014.04.006.
ZOU, Ting; CHEN, Yiya; CASPERS, Johanneke. The developmental trajectories of attention distribution and segment-tone integration in Dutch learners of Mandarin tones. Bilingualism: Language and Cognition, v. 20, n. 5, p. 1017–1029, 2016. doi:10.1017/s1366728916000791
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Melissa Bettoni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.