O construto da atenção nos estudos sobre fonologia de segunda língua entre os anos de 2010 e 2021

Autores

  • Melissa Bettoni Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2023.e91933

Palavras-chave:

Aquisição fonológica, Atenção, Segunda Língua, Cognição, Revisão sistemática

Resumo

A aquisição de uma segunda língua (L2) é uma tarefa cognitiva altamente exigente que, em termos de fonologia, acontece através do cerco da primeira língua (L1). O peso dado às pistas, ou seja, a atenção dada a traços específicos na fala de L2 e a capacidade de mudar o foco de atenção para traços relevantes é essencial para o processamento da fala em L2 e tende a ser afetado pelos padrões da L1. O presente estudo foi realizado com o objetivo de produzir uma revisão sistemática dos estudos relativos à atenção e ao conhecimento fonológico de L2. Foram descritos e analisados os participantes das pesquisas, a avaliação da atenção e do conhecimento fonológico e os principais resultados de dezoito estudos publicados entre 2010 e 2021. Os dados coletados indicam que a maior parte da pesquisa realizada é de estudos transversais com controle da atenção e tarefas de discriminação perceptiva com aprendizes adultos de inglês como L2. A maioria dos estudos apontou que a atenção tem um papel importante na aquisição fonológica de uma L2. Além disso, em um estágio inicial de aquisição, a atenção parece ser mais importante do que para estágios mais avançados quando a automatização é estabelecida. Focar, selecionar, mudar, dividir e sustentar a atenção, assim como ser flexível e ter bom controle inibitório, têm ligação especial com aquisição fonológica de uma L2. A necessidade de mais investigação com variáveis controladas, outras combinações de L1 e L2, e múltiplos instrumentos de avaliação fica evidente.

Biografia do Autor

Melissa Bettoni, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Chapecó

Doutora em Letras Inglês- Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Catarina, coordenadora e docente da pós-graduação lato sensu em Ensino de Língua Inglesa no Insituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Chapecó e docente permanente do Programa de P´ós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul.

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Publicado

2023-08-07

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Artigos