O construto da atenção nos estudos sobre fonologia de segunda língua entre os anos de 2010 e 2021

Autores

  • Melissa Bettoni Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2023.e91933

Palavras-chave:

Aquisição fonológica, Atenção, Segunda Língua, Cognição, Revisão sistemática

Resumo

A aquisição de uma segunda língua (L2) é uma tarefa cognitiva altamente exigente que, em termos de fonologia, acontece através do cerco da primeira língua (L1). O peso dado às pistas, ou seja, a atenção dada a traços específicos na fala de L2 e a capacidade de mudar o foco de atenção para traços relevantes é essencial para o processamento da fala em L2 e tende a ser afetado pelos padrões da L1. O presente estudo foi realizado com o objetivo de produzir uma revisão sistemática dos estudos relativos à atenção e ao conhecimento fonológico de L2. Foram descritos e analisados os participantes das pesquisas, a avaliação da atenção e do conhecimento fonológico e os principais resultados de dezoito estudos publicados entre 2010 e 2021. Os dados coletados indicam que a maior parte da pesquisa realizada é de estudos transversais com controle da atenção e tarefas de discriminação perceptiva com aprendizes adultos de inglês como L2. A maioria dos estudos apontou que a atenção tem um papel importante na aquisição fonológica de uma L2. Além disso, em um estágio inicial de aquisição, a atenção parece ser mais importante do que para estágios mais avançados quando a automatização é estabelecida. Focar, selecionar, mudar, dividir e sustentar a atenção, assim como ser flexível e ter bom controle inibitório, têm ligação especial com aquisição fonológica de uma L2. A necessidade de mais investigação com variáveis controladas, outras combinações de L1 e L2, e múltiplos instrumentos de avaliação fica evidente.

Biografia do Autor

Melissa Bettoni, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Chapecó

Doutora em Letras Inglês- Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Catarina, coordenadora e docente da pós-graduação lato sensu em Ensino de Língua Inglesa no Insituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Chapecó e docente permanente do Programa de P´ós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Referências

ASANO, Yuki. Discriminating Non-Native Segmental Length Contrasts Under Increased Task Demands. Language and Speech, v. 61, n. 3, p. 409-429, 2017. doi:10.1177/0023830917731907

BABAYIĞIT, Selma; SHAPIRO, Laura. Component skills that underpin listening comprehension and reading comprehension in learners with English as first and additional language. Journal of Research in Reading, n. 43, p. 78-97, 2020. https://doi.org/10.1111/1467-9817.12291

CHANG, Charles B. Perceptual attention as the locus of transfer to nonnative speech perception. Journal of Phonetics, n. 68, p. 85-102, 2018. doi:10.1016/j.wocn.2018.03.003

DARCY, Isabelle; MORA, Joan C.; DAIDONE, Danielle. Attention control and inhibition influence phonological development in a second language. Concordia Working Papers in Applied Linguistics, v. 5, mar. 2014, p. 115-129, 2014.

DARCY; Isabelle, PARK, Hanyong; YANG, Chung-Lin. Individual differences in L2 acquisition of English phonology: The relation between cognitive abilities and phonological processing. Learning and Individual Differences, v. 40, p. 63–72, 2015. doi:10.1016/j.lindif.2015.04.005

DE LOS SANTOS, Bruna da Rosa; ALVES, Ubiratã Kickhöfel. Desenvolvimento fonético-fonológico bi/multilíngue e atenção – Questões teóricas abordadas no Speech Learning Model (SLM/SLM-r) e desafios futuros para a pesquisa em segunda língua (L2). Revista X, v. 16, n. 5, p. 1203-1230, set. 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/81523. Acesso em: 27 dez. 2021.

FLEGE, James Emil; BOHN, Ocke-Schwen. The Revised Speech Learning Model (SLM-r) In: WAYLAND, R. (Ed.) Second Language Speech Learning: Theoretical and Empirical Progress. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. p. 3-83.

FUKUTA, Junya; YAMASHITA, Junko. Effects of cognitive demands on attention orientation in L2 oral production. System, v. 53, p. 1-12, 2015. doi:10.1016/j.system.2015.06.010

GÖKGÖZ-KURT, Burcu. Attention Control and the Effects of Online Training in Improving Connected Speech Perception by Learners of English as a Second Language. Dissertation (PhD in Linguistics) – University of South Carolina, The U.S.A. 2016.

GUION, Susan G.; PEDERSON, Eric. Investigating the role of attention of phonetic learning. In: BOHN, O.-S. Bohn; MUNRO, M. J. (Ed.), Language experience in second language speech learning: In honor of James Emil Flege, p. 57-77. Amsterdam: John Benjamins. 2007.

HISAGI, Miwako; SHAFER, Valerie L.; STRANGE, Winifred; SUSSMAN, Elyse S. Neural measures of a Japanese consonant length discrimination by Japanese and American English listeners: Effects of attention. Brain Research, v. 1621, nov. 2015. S0006899315004709–. doi:10.1016/j.brainres.2015.06.001

ISAACS, Talia; TROFIMOVICH, Pavel. Phonological memory, attention control, and musical ability: Effects of individual differences on rater judgments of second language speech. Applied Psycholinguistics, v. 32, n. 1, p. 113-140, 2011. doi:10.1017/s0142716410000317

JAMES, William. The Principles of Psychology. New York: Henry Holt. 1890.

KWAKKEL, Hedi; DROOP, Mienke; VERHOEVEN, Ludo; SEGERS, Eliane. The impact of lexical skills and executive functioning on L1 and L2 phonological awareness in bilingual kindergarten. Learning and Individual Differences, n. 88, 2021. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2021.102009

LANGE, Benjamin P.; ZARETSKY, Eugen. Sex differences in language competence of 4-year-old children: female advantages are mediated by phonological short-term memory. Applied Psycholinguistics, v. 42, n. 6, p. 1503-1522. 2021.

LEWANDOWSKI, Natalie; JILKA, Matthias. Phonetic Convergence, Language Talent, Personality and Attention. Frontiers in Communication, 4. 2019.

MCCLELLAND, Megan M.; CAMERON, Claire E.; DUNCAN, Robert; BOWLES, Ryan P.; ACOCK, Alan C.; MIAO, Alicia; PRATT, Megan E. Predictors of early growth in academic achievement: The head-toes-knees-shoulders task. Frontiers in Psychology, n. 5, p. 1-14. 2014. https://doi.org/10.3389/ fpsyg.2014.00599.

MORA, Joan. C.; MORA-PLAZA, Ingrid. Contributions of cognitive attention control to L2 speech learning. In: NYVAD, A. M. et al. (Ed.) A sound approach to language matters – In honor of Ocke-Schwen Bohn, p. 477-499. Dept. of English, School of Communication & Culture, Aarhus University. 2019.

NICOLAY, Anne-Catherine; PONCELET, Martine. Cognitive abilities underlying second-language vocabulary acquisition in an early second-language immersion education context: A longitudinal study. Journal of Experimental Child Psychology, v. 115, n. 4, p. 655–671. 2013. doi:10.1016/j.jecp.2013.04.002

NISSEN, Mary Jo; BULLEMER, Peter. Attentional requirements of learning: Evidence from performance measures. Cognitive Psychology, v. 19, n. 1, p. 1-32, 1987. doi:10.1016/0010-0285(87)90002-8

PORRETTA, Vincent J.; TUCKER, Benjamin V. Perception of non-native consonant length contrast: The role of attention in phonetic processing. Second Language Research, v. 31, n. 2, p. 239-265, 2014. doi:10.1177/0267658314559573

SAFRONOVA, Elena. The role of cognitive ability in the acquisition of second language perceptual phonological competence. 242fls. Dissertation (PhD in English Studies and Modern Languages) – Universitat de Barcelona, Spain, 2016.

SAFRONOVA, Elena; MORA, Joan C. Attention control in L2 phonological acquisition. In: BARÓ, Llanes; CIRO, Astrid; GALLEGO BALSÁ, L.; SERRA, Mateus R. (Ed.). Applied Linguistics in the Age of Globalization. Lleida: Edicions de la Universitat de Lleida. p.109-114. 2013.

SILVEIRA, Rosane; ALVES, Ubiratã. Noticing e Instrução Explícita: Aprendizagem fonético-fonológica do morfema -ed. Nonada: Letras em Revista, v. 2, n. 13, out., 2009.

SKEHAN, Peter. Foreign Language Aptitude and Its Relationship with Grammar: A Critical Overview. Applied Linguistics, v. 36, n. 3, p. 367-384. 2015. doi:10.1093/applin/amu072

STERNBERG, Robert J.; STERNBERG, Karin. Cognitive Psychology. 6. ed. Cengage learning. 2011.

STRANGE, Winifred. Automatic selective perception (ASP) of first and second language speech: A working model. Journal of Phonetics, v. 39, n. 4, p. 456-466. 2011. doi:10.1016/j.wocn.2010.09.001

STRAUSS, Esther; SHERMAN, Elisabeth M. S.; SPREEN, Otfried. A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary. 3. ed. Oxford University Press. 2006.

TOIVAINEN, Teemu; PAPAGEORGIOU, Kostas A.; TOSTO, Maria Grazia; KOVAS, Yulia. Sex differences in non-verbal and verbal abilities in childhood and adolescence. Intelligence, v. 64, p. 81-88, 2017.

WEN, Zhisheng; MOTA, Mailce Borges; MCNEILL, Arthur. Working Memory in Second Language Acquisition and Processing. Bristol, UK: Multilingual Matters. 2015.

WHITE, Erin Jacquelin; TITONE, Debra; GENESEE, Fred; STEINHAUER, Karsten Phonological processing in late second language learners: The effects of proficiency and task. Bilingualism: Language and Cognition, v. 20, n. 1, p. 162–183. 2015. doi:10.1017/s1366728915000620

YANG, Hwajin; YANG, Sujin; KANG, Carissa. The relationship between phonological awareness and executive attention in Chinese-English bilingual children. Cognitive Development, 30, 65–80. 2014. doi:10.1016/j.cogdev.2013.11.003

YONCHEVA, Yuliya; MAURER, Urs; ZEVIN, Jason D.; MCCLANDISS, Bruce D. Selective attention to phonology dynamically modulates initial encoding of auditory words within the left hemisphere. Neuroimage. aug. v. 15, n. 97, p. 262-270, 2014. doi: 10.1016/j.neuroimage.2014.04.006.

ZOU, Ting; CHEN, Yiya; CASPERS, Johanneke. The developmental trajectories of attention distribution and segment-tone integration in Dutch learners of Mandarin tones. Bilingualism: Language and Cognition, v. 20, n. 5, p. 1017–1029, 2016. doi:10.1017/s1366728916000791

Downloads

Publicado

2023-08-07

Edição

Seção

Artigos