A monotongação de /ei/no português em Moçambique

Autores

  • Danielle Kely Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2023.e92314

Palavras-chave:

Ditongos, Variação, Português em Moçambique, Restrições, Contato entre línguas

Resumo

Este trabalho descreve o processo de monotongação do ditongo /ei/ na variedade urbana do Português em Moçambique, a partir do levantamento de dados em 18 entrevistas – estratificadas de acordo com as variáveis sexo, faixa etária e nível de escolaridade –, recolhidas em Maputo (Vieira; Pissurno, 2016). A investigação tem por hipótese que a implementação da variante [e] em posição interna ao vocábulo é incipiente na comunidade. Os resultados confirmam a hipótese: o input de aplicação da regra de monotongação é relativamente baixo, e a implementação de [e] se correlaciona aos segmentos precedente e subsequente ao ditongo, ao sexo e à faixa etária dos informantes e ao contato entre o Português e as línguas autóctones de Moçambique. Esta investigação contribui para a descrição de um processo fonético-fonológico em uma variedade do Português ainda em formação e dos efeitos do contato entre línguas no comportamento da variável em análise.

Biografia do Autor

Danielle Kely Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua na Graduação, no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas (PPGLEV). É Doutora e Mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012 e 2006, respectivamente), Bacharel e Licenciada em Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003/2004). Foi professora da Educação Básica entre 2005 e 2013, atuando nas Secretarias Municipal e Estadual de Educação do RJ. Entre 2013 e 2014, foi professora Adjunta I do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Dedica-se a pesquisas em teorias fonológicas, nas interfaces aquisição da linguagem/aprendizagem da escrita, contato linguístico e análises contrastivas entre variedades do Português. 

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Publicado

2023-08-07

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Artigos