O campo de estudos sobre educação a distância: um estudo bibliométrico em periódicos nacionais

Autores

  • Donizeti Leandro de Souza Universidade Federal de Lavras / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Lílian Ferrugini Universidade Federal de Lavras / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Cleber Carvalho de Castro Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n3p138

Resumo

Os estudos sobre Educação a Distância (EaD) têm crescido nos últimos anos, despertando a atenção de pesquisadores e gestores educacionais quanto às suas particularidades. Diante disso, surge a necessidade de diagnosticar por onde caminham os estudos brasileiros direcionados para essa temática, identificando as possíveis características e limitações para avanços teórico-metodológicos. Assim, o objetivo deste artigo é mapear o campo de estudos sobre Educação a Distância no Brasil, comparando-o com estudos internacionais. Para tanto, desenvolveu-se um estudo bibliométrico a partir de 51 artigos publicados entre os anos de 2008 a 2013 em 23 periódicos nacionais, além de um estudo bibliográfico realizado a partir dos 20 principais artigos internacionais identificados na base de dados Web of Knowledge. Os artigos foram investigados com base na análise de conteúdo, identificando as principais temáticas e metodologias utilizadas, assim como os principais autores e instituições com maior quantidade de publicações. Entre os principais resultados, constata-se que o campo de estudos brasileiro se caracteriza pelo grande interesse por aspectos pedagógicos e metodológicos da EaD, um predomínio de abordagens qualitativas e uma baixa interação entre instituições na rede de coautoria. Os resultados são válidos para um maior entendimento sobre as pesquisas envolvendo a temática “Educação a Distância no Brasil”, permitindo identificar as possíveis tendências e limitações desse campo de estudos.

Biografia do Autor

Donizeti Leandro de Souza, Universidade Federal de Lavras / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras na área  de Gestão estratégica, Marketing e Inovação e professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas na área de Logística. Possui mestrado em Administração, Especialização em  Gestão de pessoas e em Gestão Executiva de Negócios, além de graduação  em Administração de empresas com ênfase em Gestão de negócios. Possui experiência como docente na área administrativa,  programa de estágio e educação a distância. Atualmente  desenvolve estudos na área de aprendizagem organizacional e gestão do  conhecimento com foco em gestão de competências e inovação.

Lílian Ferrugini, Universidade Federal de Lavras / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Doutoranda e mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras na área  de Gestão estratégica, Marketing e Inovação e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas na área de Administração. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). MBA em Finanças - Universidade Federal de Juiz de Fora e tem experiência na área de Administração na modalidade a distância.

Cleber Carvalho de Castro, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras, líder do Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação (GEREI), cadastrado no diretório do CNPq, orientador de Mestrado e Doutorado em Administração, pesquisador da FAPEMIG e CAPES (Líder do Projeto Pró-Administração que envolve quatro instituições), Coordenador Institucional da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e consultor ad hoc para Avaliação Institucional e de Cursos Superiores do Ministério da Educação. Tem experiência como professor, pesquisador, gestor educacional e consultor na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes de organizações, Cluster, Arranjo Produtivo Local (APL), agronegócio e gestão da tecnologia e inovação.

Downloads

Publicado

2014-11-07

Edição

Seção

Artigos