Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, relacionada ao tema Gestão Universitária e Educação Superior, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word;
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.periodicos.ufsc.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em conformidade com as diretrizes de formatação descritas anteriormente, inclusive as normas ABNT;
  • A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista na avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
  • Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista GUAL, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
  • O preenchimento dos dados dos autores na submissão deve ocorrer de forma completa.

Diretrizes para Autores

A Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL aceita apenas artigos inéditos de autores nacionais ou do exterior. A redação do texto resultante de pesquisa, em andamento ou já concluída, de caráter teórico-empírico, deve apresentar estilo claro, conciso e objetivo destacando a fundamentação teórica e metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados.

A Revista GUAL possui caráter público e gratuito, dessa forma, NÃO são cobrados custos ou taxas para submissão, processamento, publicação e leitura dos artigos.

A contribuição deve ser original e inédita, relacionada ao tema Gestão Universitária e Educação Superior, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

Normas Editoriais

Os textos devem ser originais, não devendo estar em processo de apreciação em outra publicação.

A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista na avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega. A identificação de todos os autores é feito no Portal, no momento da submissão.

Os artigos devem ser apresentados conforme as seguintes normas editoriais:

1. O texto deve ser resultante de pesquisa, em andamento ou já concluída, de caráter teórico-empírico, destacando a fundamentação teórica e metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados. Não serão considerados artigos aptos para publicação, cujo conteúdo contenha apenas revisão de literaturas, estudos teóricos e revisão bibliométrica.

2. O artigo obrigatoriamente deve estar relacionado com as temáticas Gestão Universitária e/ou Educação Superior.

3. Os textos poderão ser apresentados em português, inglês ou espanhol. Os artigos escritos em português ou espanhol devem conter o título, o resumo e as palavras-chave na língua inglesa. Os trabalhos devem conter, no máximo, 6 (seis) autores.

4. Os textos em língua portuguesa ou espanhola deverão ser redigidos conforme a norma de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR6022 de maio de 2003. Para os artigos em inglês ou espanhol pode-se utilizar a norma ISO equivalente.

5. Os textos deverão ter a seguinte formatação:

a) formato de papel = A4;

b) editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior;

c) margens: superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

d) fonte: Times News Roman, corpo 12, entre-linhas 1,5;

e) número de páginas: no mínimo 10 e no máximo 20 páginas.

6. Na primeira página deverão conter (esta página não entra na contagem total):

a) o título e sub-título (se houver): devem expressar a idéia do trabalho;

b) resumo: redigido de acordo com a NBR6028 em torno de 200 palavras. O resumo deve ressaltar o objetivo, metodologia, resultados e conclusões;

c) as palavras-chave: deve conter de três a cinco palavras-chave;

7. Na segunda página deverão conter (esta página não entra na contagem total):

a) título e subtítulo (se houver): em inglês;

b) abstract: em torno de 200 palavras e key-words, de três a cinco termos;

8. Nas páginas seguintes deverão conter:

a) introdução: contendo o assunto/tema a ser tratado, os objetivos e outros elementos necessários para situar o tema;

b) corpo do artigo: parte principal apresenta a exposição do assunto, podendo ser dividido em seções e subseções conforme a abordagem do tema e do método;

c) conclusão: parte final apresenta as conclusões correspondentes aos objetivos propostos;

d) notas explicativas: são opcionais e sua numeração é apresentada em algarismos arábicos, única e consecutiva;

e) agradecimentos: recomenda-se incluir o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) que de alguma maneira auxiliaram na construção do artigo mencionando "Agradecimentos" antes das Referências;

f) referências: apenas as citadas no texto, deverão ser redigidas de acordo com a NBR6023 e também (1) separadas por DOIS "enter" entre uma referência e outra; (2) não utilizar linhas/tracejados quando autoria de uma referência se repetir com a anterior, devendo-se repetir o texto da autoria, e (3) não utilizar os símbolos < > quando indicar endereços eletrônicos.

g) apêndices e anexos: são elementos não obrigatórios.

9. As citações no corpo do texto deverão ser redigidas de acordo com a NBR10520 atualizada.

10. O uso de notas de rodapé deve ser limitado ao mínimo indispensável.

11. O membro do Corpo Editorial Científico responsável pelo processo editorial ou o Editor pode solicitar a atualização de dados, mesmo após sua aprovação.

12. O artigo deverá ter pelo menos 1 (um) autor com titulação de doutor.

13. Um autor não poderá ter, no ano, mais de 1 (uma) publicação na Revista GUAL, mesmo que os demais autores não possuam.

14. No momento da submissão no Portal, ao cadastrar os autores, preencher no campo "Resumo da Biografia" de todos os autores, a (1) titulação (graduação, mestrado, doutorado), (2) a instituição de vínculo e o (3) setor de vínculo (Departamento, Faculdade, Programa de Pós-Graduação).

15. Todos os autores devem possuir cadastro no ORCID iD e informar o link de acesso no momento da submissão.

16. É vedada alterações de autorias após a submissão, independente da fase do fluxo editorial e avaliativo em que o artigo se encontre.

Não atendendo às diretrizes de 1 a 16, o artigo será automaticamente arquivado.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.