Sobre a Revista

Foco e Escopo

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL

MISSÃO. A Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL tem por missão disseminar resultados de pesquisas científicas na grande área da Administração, especializando-se em Gestão Universitária e Educação Superior, com vistas a contribuir para o desenvolvimento científico, formação e o aperfeiçoamento de profissionais universitários.

FOCO E ESCOPO. A Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL é um periódico que possui como foco estimular a pesquisa e o debate sobre questões emblemáticas que atingem a Gestão Universitária e a Educação Superior na América Latina, apresentando resultados de pesquisas científicas em formato de artigos que são publicados quadrimestralmente em formato eletrônico no endereço www.gual.ufsc.br, com acesso livre e irrestrito ao seu conteúdo.

Público Alvo: Pesquisadores e Gestores que desenvolvam suas atividades (atividades de pesquisa ou profissional) sobre a área Gestão Universitária e Educação Superior.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos é feita por pares, pelo método Double Blind Review, onde cada artigo é avaliado por dois pareceristas especialistas na área com elevada titulação acadêmica. Por este sistema, os arquivos são avaliados sem a identificação de autoria.

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação dos artigos submetidos ocorre em duas etapas, e passa por um sistema de revisão dupla (double blind review):

Primeira etapa (desk-review): consiste em uma avaliação preliminar do Corpo Editorial Científico, que analisa a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, e aspectos como contribuição e ineditismo do texto. Somente os trabalhos considerados por editores e conselheiros como relevantes para a comunidade e, em particular, para os leitores do periódico, prosseguirão para as demais etapas de avaliação.

Segunda Etapa (double blind review): os originais dos artigos são encaminhados para a apreciação de dois pareceristas integrantes do Corpo de avaliadores, conforme o sistema blind review. Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões, caráter teórico-empírico e contribuição oferecida para o conhecimento da área.

Fast-Track: artigos indicados por eventos parceiros do periódicos poderão passar pelo processo "fast-track", que é o aceleramento do tempo de processo avaliativo.

Em situações que haja acúmulo de fila de artigos para avaliações, e objetivando o interesse do público do periódico no não prologamento demasiado do tempo de retorno avaliativo, poderá o Corpo Editorial Científico proceder avaliações de artigos por verossimilhança de avaliações "double blind review" anteriores. Nesses casos, somente avaliadores com título de doutor reconhecido pela CAPES procederão avaliações.

Em qualquer das situações listadas, poderão os autores requererem reconsideração de um parecer avaliativo. Nesse caso, o artigo passará pelo processo "double blind review" por novos avaliadores.

A Revista GUAL busca atender as diretrizes para periódicos advindas da CAPES, de modo a manter a qualificação. Dessa forma, há limitações para publicações de artigos com autorias cujo vínculo institucional seja a UFSC. Como a demanda nesta instituição é elevada, um artigo poderá levar anos até que se tenha o retorno desejável.

Periodicidade

A periodicidade da Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL a partir de 2011 é quadrimestral e o recebimento das submissões é ininterrupto. De 2007 a 2010 a periodicidade foi anual.

As edições são publicadas no primeiro mês do quadrimestre: Janeiro-Abril; Maio-Agosto; e Setembro-Dezembro. Pode haver também o lançamento de edição Especial no mês de Dezembro.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. O público primário é composto por pesquisadores, professores e estudantes que desenvolvem estudos e pesquisas sobre temas voltados as áreas temáticas da Revista.

CAPES e ANPAD

A Revista GUAL é classificada no Qualis da CAPES como B2, na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Acesse aqui os critérios considerados pela CAPES para a área.

A Equipe Editorial da Revista também segue as normas contidas no Manual de Boas Práticas da Publicação Científica da ANPAD. Clique aqui para acessar o documento.

Estatísticas e Métricas - Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL

Awstats - julho 2012 - junho 2017

Google Acadêmico - Artigos mais citados

Metabase - Estatísticas Counter e Google Analytics 2017

Sponsors

Fontes de Apoio

Histórico do periódico