Proposição e teste de um modelo de escolha de cursos de graduação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n1p86Resumo
A expansão do ensino superior brasileiro provocou crescimento da oferta de vagas acima da demanda, despertando necessidade de melhor compreender como os estudantes escolhem onde estudar. Os objetivos desta pesquisa consistem em identificar os atributos considerados para tal escolha, a capacidade de tais atributos explicarem a crença dos estudantes em terem tomado a decisão correta. Para atender a esses objetivos foi conduzido um levantamento do tipo survey, com base em um corte transversal, com amostra de 1.823 estudantes. Os resultados apontaram que a “crença de ter tomado a decisão correta” se apoia principalmente na “imagem da instituição” e no “preço baixo”. A “imagem da instituição” foi explicada por “professores e qualidade do ensino”, “status”, “tradição e reconhecimento”, “sucesso profissional e pessoal”, “acessibilidade de localização”, “infraestrutura”, “atividades extracurriculares” e a “possibilidade de viabilização da graduação”. Estes e outros atributos foram identificados e apresentados no modelo hipotético proposto.
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