LIGANDOS OS PONTOS: A IMPORTÂNCIA DOS DADOS PARA PEQUENOS E MÉDIOS EMPRESÁRIOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA BRASIL MAIS
Resumo
Este artigo aborda a preocupante falta de utilização da análise de dados na tomada de decisões das pequenas e médias empresas, destacando a importância crucial de incorporar essa prática, especialmente na gestão financeira, tendo o objetivo de analisar como os indicadores de desempenho e o histórico de dados podem influenciar positivamente no planejamento estratégico e no desempenho das pequenas empresas. Muitos empresários ainda se utilizam da intuição e da experiência pessoal ao tomar decisões financeiras, deixando de aproveitar os benefícios significativos que os dados podem oferecer. A análise de dados proporciona informações precisas e confiáveis, otimiza a alocação de recursos, melhora a gestão do fluxo de caixa, personaliza a experiência do cliente e contribui para a competitividade e sustentabilidade das pequenas empresas. Este estudo, com características qualiquantitativas, explora como a adoção da análise de dados pode ser uma mudança de jogo para as dez empresas participantes do Programa Brasil Mais do Sebrae, localizadas em Joinville/SC, e acompanhadas pelo Agente Local de Inovação entre janeiro e junho de 2022. O estudo aponta para a melhoria nos indicadores de todas as empresas analisadas, sobretudo no indicador Controles Gerenciais da ferramenta Radar da Inovação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iberoamerican Journal of Industrial Engineering

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.