REDES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E A TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO INTERORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8018.2024.e104347Resumo
Para micro e pequenas empresas [MPEs] se manterem competitivas em um mundo cada vez mais globalizado, é imprescindível a melhoria contínua em todos os aspectos da organização. Isto, por sua vez, pode se mostrar uma tarefa desafiadora, visto que esse tipo de empresa possui limitações de recursos. Uma forma de superar esse desafio e se manter competitiva é formando redes de empresas com características semelhantes. Essa concepção de rede traz vantagens competitivas para todas as empresas envolvidas, uma vez que trabalham juntas para alcançar soluções para obstáculos coletivos. Este artigo tem como objetivo avaliar a transferência de conhecimento dentro de uma rede de pequenas empresas da construção civil. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada revisão de literatura sobre o tema e coletados dados por meio de questionário em uma amostragem por conveniência. A partir dos dados coletados pôde-se inferir que as empresas estudadas percebem o valor da formação de redes de empresas, porém não estão dispostas a compartilhar os dados críticos e estratégicos necessários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iberoamerican Journal of Industrial Engineering

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


