ELABORAÇÃO DE UM MODELO DE PROJETO DE FÁBRICA SOB AS PERSPECTIVAS DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8018.2024.e104348Resumo
O Projeto de Fábrica consiste no planejamento de sistemas produtivos que vai desde o nível macro, como a localização do terreno, até o nível micro, com a definição do espaço da célula de trabalho. É uma tarefa complexa que deve considerar diferentes critérios, como baixo custo, alta produtividade e alta segurança. Com a Indústria 4.0, várias metodologias e ferramentas foram desenvolvidas para contribuir para a elaboração de um projeto de fábrica, especialmente nas grandes fabricantes do setor automobilístico, que vêm convergindo com outros campos tecnológicos, como inteligência artificial. No entanto, estudos mostram que a digitalização e a automatização ainda não são uma realidade para a maioria das empresas brasileiras. Este estudo tem como objetivo propor um modelo de projeto de fábrica que atenda às perspectivas das empresas fornecedoras do setor automobilístico, após a análise do contexto das pequenas e grandes empresas no Brasil em relação à Indústria 4.0. Utilizando a metodologia Design Science Research (DSR), foram realizadas duas revisões sistemáticas da literatura e coletados dados por meio de questionários, entrevistas e visitas às empresas fornecedoras do setor automobilístico de Curitiba e região. Como resultado, foi criado um modelo que atende às necessidades de pequenas e médias empresas, com etapas e ferramentas que podem ser adaptadas para diferentes realidades, possibilitando a elas reduzir desperdícios, e aumentar a produtividade e competitividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iberoamerican Journal of Industrial Engineering

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


