Análise de Eficência de Produção no Setor de Impressão em uma Indústria de Embalagens Plásticas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8018.2023.e104349Resumo
A investigação pelo aumento na produtividade, pela competitividade e pelo destaque frente aos concorrentes se intensifica gradualmente. Nas indústrias de embalagens, destacando as flexíveis, não se mostram distintas em busca de técnicas cada vez mais eficientes para a melhor aplicação de seus recursos. Aliado a esses anseios, se faz o objetivo deste trabalho, que é o de analisar a eficiência na produção em relação à meta no setor de impressão. A referida seção utiliza o método de flexográfia no qual é impresso, repetidas vezes, e, em alta velocidade, utilizando uma impressora, em virtude do dia de trabalho (turnos) e em prol do desempenho produtivo das máquinas. Determinando, assim, os fatores mais relevantes para as possíveis melhorias do processo, com o suporte de técnicas estatísticas, tabela ANOVA e avaliação de correlações para os dados coletados durante o período de um ano. Ressaltou-se nas análises que não existem diferenças significativas nas médias das aparas. Para os turnos, levou a concluir que existe distinção expressiva em relação aos turnos trabalhados, o que foi explicado pela disponibilidade dos equipamentos e pela experiência de operadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iberoamerican Journal of Industrial Engineering

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


