Identificação dos impactos da Covid-19 em Micro e Pequenas Empresas (Mpes) Sergipanas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8018.2024.e104350Resumo
A crise decorrente da pandemia do Covid-19 teve grande reflexo em todos os segmentos empresariais. Os impactos sofridos pelas empresas, tais como diminuição no quantitativo de clientes e alteração ou suspensão de contratos com fornecedores, causaram diversas reações, em que algumas empresas precisaram encerrar suas atividades. Foram consideradas 29 micro e pequenas empresas do estado de Sergipe, que por acessibilidade aceitaram participar da pesquisa, com o intuito de identificar os impactos gerados pela Covid-19. Dentre os ramos de atuação das empresas, o setor terciário foi o mais expressivo, destacando-se os setores varejista (20,7%) e de alimentação (37,9%). Dentre as empresas participantes, 69,9% não conseguem afirmar se serão capazes de se recuperarem no cenário pós-crise, 27,6% fecharam seus estabelecimentos para atendimento ao público e mais de 50% das empresas participantes da pesquisa consideraram o impacto sofrido como de médio a alto. Como sugestão para a recuperação das empresas estão a criação de programas de crédito efetivos, voltados para a MPEs, e maior qualificação dos gestores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iberoamerican Journal of Industrial Engineering

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


