Desenvolvimento de ferramenta de análise S&OP em uma empresa de telecomunicações: um estudo de caso aplicado
Palavras-chave:
Planejamento de vendas e Operações, Telecomunicações, Ferramenta S&OPResumo
Em um setor assaz competitivo e mutável como o de telecomunicações, é imprescindível que as empresas busquem constantemente a atualização de suas técnicas de planejamento, visando concretizar as metas estabelecidas na estratégia de negócios da companhia. A ferramenta de Sales and Operations Planning (S&OP) tem sido cada vez mais incorporada a estas técnicas, pois é um processo multifuncional que interliga e fornece suporte aos planos estratégicos e de negócios de toda uma corporação. Neste contexto o objetivo desse trabalho é o de apresentar os benefícios obtidos com o desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta que reúne dados técnicos e mercadológicos, baseada nas práticas de S&OP, em uma empresa de grande porte do setor de serviços de telecomunicações. Os resultados demostraram que a ferramenta proposta trouxe ganhos reais à organização por meio do mapeamento e desbloqueio de portas de dados e de voz, as quais puderam ser disponibilizadas para venda, além de melhorar a visibilidade de informações entre as áreas, possibilitando o alinhamento de ações e de estratégias da companhia.
Referências
AROZO, R. Sales and operations planning: uma maneira simples de obter ganhos com a integração interna. Rio de Janeiro: Centros de Estudos em LogÃstica – COPPEARD/ UFRJ, 2006.
BARRADAS, O. Você e as telecomunicações. 1 ed. Rio de Janeiro: Ed. Interciência Ltda., 1995.
BLACK, U. Emerging Communication Technologies. 2. ed. New Jersey: Prentice Hall Inc., 1997.
BREMER, C.F.; AZEVEDO, R. C.; MATHEUS, L.F.O retrato do processo de Sales & Operations Planning (S&OP) no Brasil, Parte 1. Mundo LogÃstica, 5 ed., p. 68-74, Jul./Ago., 2008.
CASTRO, D; MELO, J.C.de. Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil. 1. ed, v.4, Cap. 5. Tendências. BrasÃlia: IPEA, 2012.
CORRÊA, H.L.; GIANESI, I.G.N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da Produção MRP II/ ERP: conceitos, uso e implantação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GATTORNA, J; Friends. Dynamic Supply chain alignment: a new business model for peak performance in enterprise supply chains across all geographies. 1. ed. Inglaterra: Gower Publishing Limited, 2009.
HYNDMAN, R.J.; FAN, Y. Sample quantiles in statistical packages. American Statistician. Nov. de 1996.
LORIA, L. Impacto do novo perfil de consumo nas redes de banda larga. [9 de Novembro, 2009]. São Paulo: Revista da Folha de São Paulo. Entrevista concedida ao site Teleco Inteligência em Telecomunicações. DisponÃvel em <http://www.teleco.com.br/emdebate/leilaloria01.asp>
NEVES, M.S. O Setor de telecomunicações. DisponÃvel em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/livro_setorial/setorial13.pdf>. Acesso em: 29 Jul. 2013.
SINDITELEBRASIL. Diagnóstico, cenários e ações para o setor de telecomunicações no Brasil 2014 – 2020. DisponÃvel em: <http://www.telebrasil.org.br/posicionamentos/estudo/326-diagnostico-cenarios-e-acoes-para-o-setor-de-telecomunicacoes-no-brasil-julho-de-2011>. Acesso em: 08 Ago. 2013.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
TUOMIKANGAS, N.; KAIPIA, R. A coordination framework for sales and operations planning (S&OP): Synthesis from the literature. International Journal of Production Economics, v.154, p. 243-262, 2014.
UEDA, V. A implantação do telefone: o caso da companhia telefônica – melhoramento e resistência. Revista Electrónica de GeografÃa y Ciencias Sociales, n. 46, Universidade de Barcelona, Espanha, ago., 1999.
VIEIRA NETO, P. O desaparecimento de uma profissão: o radiotelegrafista de voo: evolução tecnológica e desemprego nas telecomunicações. Dissertação de mestrado em economia polÃtica apresentada à PUC-SP, 2000.
WALLACE, T.F. Sales and operations planning: the how to handbook. 2. ed. Cincinnati, OH: T.F. Wallace & Company, 2004.
YIN, R.K. Estudos de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.