Valores organizacionais declarados e implantados: uma percepção entre o real e o desejável
Palavras-chave:
Valores organizacionais. Construtos motivacionais. Percepção.Resumo
Este trabalho foi desenvolvido junto a uma instituição de prestação de serviço médico hospitalar, localizada na região do Planalto Meridional do Rio Grande do Sul, com o objetivo de identificar a relação entre os valores organizacionais declarados pela empresa e os desejados pelos funcionários. A pesquisa têm natureza descritiva, do tipo estudo de caso único, predominantemente quantitativo. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário denominado Inventário de Valores Organizacionais, validado por Tamayo, Mendes e Paz (2000). A coleta de dados envolveu uma amostra de 57 profissionais da área administrativa da empresa buscando compreender se os construtos motivacionais declarados da organização foram os construtos motivacionais desejados pelos colaboradores. Os resultados demonstraram que o construto Domínio (real) tem relação positiva e moderada com o construto Igualitarismo (desejado) e que o construto Conservadorismo (real) tem relação positiva e moderada com dimensão de Hierarquia, Igualitarismo, Domínio, Harmonia e com o próprio Conservadorismo. 10.13084/2175-8018.v01n02a03Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


