INTEGRAÇÃO DO BALANCED SCORECARD COM O DATA ENVELOPMENT ANALYSIS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE EMPRESAS DO APL DO GESSO
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e108433Resumo
A princípio, o Balanced Scorecard (BSC) pode trazer informações relevantes do ponto de vista dos indicadores de desempenho. Contudo, sua aplicação isolada reduz a qualidade dos resultados obtidos em sua estrutura. Isto posto, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar o desempenho operacional e gerencial das PME atuantes no APL do Gesso pernambucano, tendo em vista a escassez de referências de apoio aos processos gerenciais dessas empresas. Para isso, a integração da abordagem proposta pelo BSC com a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA), pode quantificar os conceitos qualitativos incorporados na abordagem BSC e oferecer diretrizes adequadas para as PME estudadas. Metodologicamente, aplicou-se o modelo DEA BCC orientado ao input para avaliação do desempenho de dezesseis PME. O resultado gerado pelo Software for Data Envelopment Analysis (SDEA®) indicou cinco empresas como eficientes (A, D, E, J, N), pois obtiveram score (θ) máximo, isto é, igual a um (1,0) na avaliação. Além disso, como forma de incrementar a análise, considerou-se a eficiência invertida, que é uma abordagem do tipo pessimista das DMU. Para o cálculo desse score, faz-se uma troca dos inputs com os outputs considerados no modelo original e percebeu-se como anti-benchmark as empresas A, B, M, G, O e I. Logo, pôde-se concluir que o modelo DEA aplicado no contexto das empresas calcinadoras do APL, apresentou-se como uma ferramenta útil e prática para avaliar a eficiência dessas organizações.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-11-26 (2)
- 2025-10-01 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pedro Vieira Souza Santos, Andrea de Vasconcelos Ferraz, Thárcylla Rebecca Negreiros Clemente (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


