INTEGRAÇÃO DO BALANCED SCORECARD COM O DATA ENVELOPMENT ANALYSIS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE EMPRESAS DO APL DO GESSO

Autores

  • Pedro Vieira Souza Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Andrea de Vasconcelos Ferraz Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Thárcylla Rebecca Negreiros Clemente Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e108433

Resumo

A princípio, o Balanced Scorecard (BSC) pode trazer informações relevantes do ponto de vista dos indicadores de desempenho. Contudo, sua aplicação isolada reduz a qualidade dos resultados obtidos em sua estrutura. Isto posto, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar o desempenho operacional e gerencial das PME atuantes no APL do Gesso pernambucano, tendo em vista a escassez de referências de apoio aos processos gerenciais dessas empresas. Para isso, a integração da abordagem proposta pelo BSC com a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA), pode quantificar os conceitos qualitativos incorporados na abordagem BSC e oferecer diretrizes adequadas para as PME estudadas. Metodologicamente, aplicou-se o modelo DEA BCC orientado ao input para avaliação do desempenho de dezesseis PME. O resultado gerado pelo Software for Data Envelopment Analysis (SDEA®) indicou cinco empresas como eficientes (A, D, E, J, N), pois obtiveram score (θ) máximo, isto é, igual a um (1,0) na avaliação. Além disso, como forma de incrementar a análise, considerou-se a eficiência invertida, que é uma abordagem do tipo pessimista das DMU. Para o cálculo desse score, faz-se uma troca dos inputs com os outputs considerados no modelo original e percebeu-se como anti-benchmark as empresas A, B, M, G, O e I. Logo, pôde-se concluir que o modelo DEA aplicado no contexto das empresas calcinadoras do APL, apresentou-se como uma ferramenta útil e prática para avaliar a eficiência dessas organizações.

Biografia do Autor

Pedro Vieira Souza Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Mestre em Engenharia de Produção (UFPE). Graduado em Engenharia de Produção (UNIVASF), com experiência na área de Logística de Distribuição, Gestão da Produção e Relações Internacionais, com produção científica nas diversas áreas da Engenharia de Produção. Graduação adjunta em DUT Mesures Physiques no Institut Universitaire de Technologie de Blois - IUT / Université François-Rabelais (France - 2014). Técnico em Eletromecânica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/PE - 2010) com ênfase em usinagem e gestão da manutenção industrial. Atuante como Revisor de periódicos Nacionais e Internacionais nas áreas de Engenharias e correlatas. Tem interesse nos temas: Lean Manufacturing, Otimização de Processos Produtivos e Educação em Engenharia de Produção. Atua como Professor, Pesquisador e Professor Conteudista.

Andrea de Vasconcelos Ferraz, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Possui mestrado em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas e doutorado em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Coordena o Grupo de Pesquisa em Novos Materiais (GPEM) da Univasf, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e aplicação de materiais cerâmicos, biomateriais, hidroxiapatita, compósitos de sulfato de cálcio e materiais antibacterianos; materiais Polímericos e Colóides, reaproveitamento de resíduos industriais e novos materiais.

Thárcylla Rebecca Negreiros Clemente, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui Graduação em Sistemas de Informação pela Universidade de Pernambuco/Campus Caruaru, Graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste, Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco/Campus Recife. Atualmente é professora do Curso de Engenharia de Produção do Núcleo de Tecnologia do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco e possui interesse principalmente em temas relacionados a Pesquisa Operacional, Gestão da Produção e Operações, Sistemas e Gestão de Informações e suas tecnologias.

Downloads

Publicado

2025-10-01 — Atualizado em 2025-11-26

Versões

Como Citar

Pedro Vieira Souza Santos, Andrea de Vasconcelos Ferraz, & Thárcylla Rebecca Negreiros Clemente. (2025). INTEGRAÇÃO DO BALANCED SCORECARD COM O DATA ENVELOPMENT ANALYSIS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE EMPRESAS DO APL DO GESSO. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, 17(32). https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e108433 (Original work published 1º de outubro de 2025)