INTEGRAÇÃO DO BALANCED SCORECARD COM O DATA ENVELOPMENT ANALYSIS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE EMPRESAS DO APL DO GESSO
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e108433Abstract
A princípio, o Balanced Scorecard (BSC) pode trazer informações relevantes do ponto de vista dos indicadores de desempenho. Contudo, sua aplicação isolada reduz a qualidade dos resultados obtidos em sua estrutura. Isto posto, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar o desempenho operacional e gerencial das PME atuantes no APL do Gesso pernambucano, tendo em vista a escassez de referências de apoio aos processos gerenciais dessas empresas. Para isso, a integração da abordagem proposta pelo BSC com a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA), pode quantificar os conceitos qualitativos incorporados na abordagem BSC e oferecer diretrizes adequadas para as PME estudadas. Metodologicamente, aplicou-se o modelo DEA BCC orientado ao input para avaliação do desempenho de dezesseis PME. O resultado gerado pelo Software for Data Envelopment Analysis (SDEA®) indicou cinco empresas como eficientes (A, D, E, J, N), pois obtiveram score (θ) máximo, isto é, igual a um (1,0) na avaliação. Além disso, como forma de incrementar a análise, considerou-se a eficiência invertida, que é uma abordagem do tipo pessimista das DMU. Para o cálculo desse score, faz-se uma troca dos inputs com os outputs considerados no modelo original e percebeu-se como anti-benchmark as empresas A, B, M, G, O e I. Logo, pôde-se concluir que o modelo DEA aplicado no contexto das empresas calcinadoras do APL, apresentou-se como uma ferramenta útil e prática para avaliar a eficiência dessas organizações.
Downloads
Published
Versions
- 2025-11-26 (2)
- 2025-10-01 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Pedro Vieira Souza Santos, Andrea de Vasconcelos Ferraz, Thárcylla Rebecca Negreiros Clemente (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


