SEA-LEVEL RISE AND EMERGING MARITIME ROUTES
PATHWAYS FOR GLOBAL PORT ADAPTATION
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e109069%20Resumo
Nas próximas décadas, o transporte marítimo enfrentará profundas mudanças impulsionadas por fatores climáticos e econômicos. A elevação do nível do mar, enfatizada pelo Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do IPCC, representa sérios riscos para as infraestruturas costeiras, especialmente os portos marítimos, que são nós críticos nas cadeias de suprimentos globais. Enfrentar esses desafios exige medidas urgentes de adaptação, como a expansão das áreas operacionais, a modernização das instalações existentes e o planejamento de novas infraestruturas resilientes. O potencial surgimento de rotas marítimas alternativas, resultante do degelo do Ártico e da mudança na dinâmica comercial, reforça a importância da governança portuária adaptativa. Este artigo explora a interseção entre a elevação do nível do mar e as rotas marítimas globais, destacando como as estratégias de adaptação portuária podem sustentar os fluxos comerciais e antecipar mudanças geopolíticas e logísticas. Propõe diretrizes para o desenvolvimento portuário resiliente, baseadas na avaliação de riscos climáticos e em experiências internacionais, ao mesmo tempo em que identifica lacunas de pesquisa e barreiras institucionais. Em última análise, a adaptação é enquadrada como redução de riscos e uma oportunidade para portos sustentáveis, eficientes e integrados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Ferraz dos Santos, Victor Hugo Souza de Abreu , Andrea Souza Santos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


