SEA-LEVEL RISE AND EMERGING MARITIME ROUTES

PATHWAYS FOR GLOBAL PORT ADAPTATION

Autores

  • Rafael Ferraz dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Victor Hugo Souza de Abreu Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Andrea Souza Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e109069%20

Resumo

Nas próximas décadas, o transporte marítimo enfrentará profundas mudanças impulsionadas por fatores climáticos e econômicos. A elevação do nível do mar, enfatizada pelo Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do IPCC, representa sérios riscos para as infraestruturas costeiras, especialmente os portos marítimos, que são nós críticos nas cadeias de suprimentos globais. Enfrentar esses desafios exige medidas urgentes de adaptação, como a expansão das áreas operacionais, a modernização das instalações existentes e o planejamento de novas infraestruturas resilientes. O potencial surgimento de rotas marítimas alternativas, resultante do degelo do Ártico e da mudança na dinâmica comercial, reforça a importância da governança portuária adaptativa. Este artigo explora a interseção entre a elevação do nível do mar e as rotas marítimas globais, destacando como as estratégias de adaptação portuária podem sustentar os fluxos comerciais e antecipar mudanças geopolíticas e logísticas. Propõe diretrizes para o desenvolvimento portuário resiliente, baseadas na avaliação de riscos climáticos e em experiências internacionais, ao mesmo tempo em que identifica lacunas de pesquisa e barreiras institucionais. Em última análise, a adaptação é enquadrada como redução de riscos e uma oportunidade para portos sustentáveis, eficientes e integrados.

Biografia do Autor

Rafael Ferraz dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Engenheiro de Produção, especialista em Petróleo e Gás com ênfase em Transição Energética (MBCursos/COPPE) e mestrando em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ. Atua como engenheiro no CENPES/Petrobras, com experiência em logística, alocação de frotas e operações marítimas e portuárias. Desenvolve pesquisas em risco climático, adaptação portuária, mobilidade sustentável e soluções baseadas na natureza. Possui artigos em periódicos, capítulos de livro e trabalhos completos em anais de eventos nas áreas de transportes, energia e sustentabilidade.   

 

Victor Hugo Souza de Abreu , Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Engenheiro Civil pela UFRJ, Professor Adjunto da POLI/DET, do Programa de Engenharia Urbana (PEU) e chefe do LITEN. Possui pós-doutorado, doutorado e mestrado em Engenharia de Transportes pelo PET/COPPE/UFRJ e especializações em Meio Ambiente, Petróleo e Gás e Energias. É pesquisador do CNPq e professor de cursos executivos da COPPE/UFRJ. Atuou como consultor para o Ministério dos Transportes, GIZ e Fiocruz, tendo integrado o PNCT/DNIT e o Instituto Talanoa. Autor de mais de 160 publicações, já orientou mais de 240 trabalhos e orienta atualmente mestrandos e doutorandos. 

 

Andrea Souza Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Engenharia pela COPPE/UFRJ, Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UnB e Graduada em Ciências Biológicas pela UCSal. É Professora Adjunta da COPPE/UFRJ, pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Transporte Sustentável, atuando em tecnologias e sustentabilidade em transportes, mobilidade urbana e adaptação climática. Foi coordenadora de Mudança do Clima no MMA e consultora do PNUMA e do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, onde hoje é Secretária Executiva. Atua como autora colaboradora no IPCC (AR6) e na Urban Climate Change Research Network da Columbia University. Possui trajetória consolidada em políticas climáticas, cidades resilientes, gestão ambiental e projetos de sustentabilidade.   

Downloads

Publicado

2025-12-12

Como Citar

Ferraz dos Santos, R., Souza de Abreu , V. H., & Souza Santos, A. (2025). SEA-LEVEL RISE AND EMERGING MARITIME ROUTES: PATHWAYS FOR GLOBAL PORT ADAPTATION. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, 17. https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e109069