OTIMIZAÇÃO DO MIX DE PRODUTOS E DO RESULTADO OPERACIONAL: INTEGRAÇÃO ENTRE TDABC E PROGRAMAÇÃO LINEAR NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Autores

  • Mara Juliana Ferrari Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí image/svg+xml
  • Rodney Wernke Pesquisador independente

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8018.2026.e113447

Palavras-chave:

TDABC, SOLVER, OTIMIZAÇÃO DE RESULTADO

Resumo

Este estudo analisou a integração entre o Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC) e a Programação Linear, via suplemento Solver (Excel), para otimizar o mix de produção e o resultado operacional de uma fábrica de carnes processadas sob restrição de capacidade instalada (em minutos). A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso único, de natureza descritiva e abordagem quantitativa. Os resultados demonstraram que a aplicação do TDABC identificou uma ociosidade fabril inicial de 28,24%. A simulação otimizada pelo Solver, considerando a margem de contribuição fabril e os gargalos operacionais, elevou o resultado operacional de R$ 303.565,65 para R$ 361.771,33 (aumento de 19,17%), mediante a realocação e priorização dos produtos com maior retorno por tempo consumido. Para a literatura, o trabalho contribui ao preencher uma lacuna sobre a combinação do TDABC com modelos determinísticos de otimização e ao validar o uso da margem de contribuição fabril em substituição à abordagem tradicional. Para os gestores e usuários das informações, o modelo fornece uma ferramenta prática para decisão sobre programação da produção, direcionamento da força de vendas e gestão estratégica da capacidade produtiva.

Biografia do Autor

Mara Juliana Ferrari, Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Graduada em Ciências Contábeis pela UNIDAVI, mestre e doutora em Contabilidade pela UFSC. É professora da UNIDAVI e sócia-administradora da Contabilidade ROSSA Ltda. Possui experiência em Administração e Contabilidade, com atuação em Gestão de Custos, Contabilidade Geral, Trabalhista, Previdenciária e Tributária. Foi representante do CRCSC em Rio do Sul por oito anos e integra o Conselho Curador da UNIDAVI.

Rodney Wernke, Pesquisador independente

Graduado em Ciências Contábeis pela UNISUL, especialista em Gerência de Custos e Contabilidade, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professor da UNISUL e da UNOCHAPECÓ, com experiência em Administração Financeira e Custos. Atua como consultor de custos e finanças, com expertise em métodos de custeio, custos da qualidade, análise custo-volume-lucro e gestão de preços. É autor de diversos livros na área de custos e gestão financeira.

Downloads

Publicado

2026-11-05

Como Citar

Ferrari, M. J., & Wernke, R. (2026). OTIMIZAÇÃO DO MIX DE PRODUTOS E DO RESULTADO OPERACIONAL: INTEGRAÇÃO ENTRE TDABC E PROGRAMAÇÃO LINEAR NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, 18. https://doi.org/10.5007/2175-8018.2026.e113447