AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE EMPOWERMENT EM UMA EMPRESA FABRICANTE DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS
Keywords:
Agronegócio, Máquinas e implementos agrícolas, Empowerment, Gestão de produção.Abstract
O presente trabalho tem o propósito de avaliar o nível de empowerment na unidade fabril de uma empresa multinacional de projeto, fabricação e distribuição de máquinas e implementos agrícolas e suas respectivas peças de reposição, situada na Região Sul do Brasil. A pesquisa é de natureza aplicada, abordagem quali-quantitativa, com objetivos descritivo-exploratórios e procedimentos técnicos de estudo de caso, fundamentados nas dimensões (constructos) inerentes ao Alinhamento, à Autoridade, à Capacitação e ao Comprometimento dos colaboradores. Os 111 respondentes foram selecionados por amostragem aleatória sistemática e emitiram suas opiniões em questionário estruturado com 16 questões. Na análise dos dados foram utilizados recursos de estatística descritiva, de análise de consistência interna (Alfa de Cronbach) e de análise de correlação (coeficiente de Pearson). Os resultados obtidos evidenciam que o empowerment se mostra uma ferramenta efetiva para a criação de uma cultura onde os colaboradores exercitam o conhecimento, a habilidade, a autoridade e o desejo para decidir, agir e se responsabilizar pelos resultados, de forma a contribuir sensivelmente para o sucesso da empresa. A implementação desse processo seria o passo inicial para a construção de um sistema de gestão de alto desempenho, confiável e autossuficiente, sem necessidades recorrentes de intervenções da alta administração, mesmo em situações de crises.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


